Feira de Santana registra caso de meningite meningocócica; paciente de 41 anos está internado

Secretaria Estadual da Saúde confirmou o caso.

Por EmPauta.net 22/12/2022 - 17:25 hs
Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana divulgou, no último domingo (18), o registro de um caso ativo de meningite meningocócica na cidade. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), também confirmou a notificação.

O paciente, de 41 anos, está internado no Hospital Geral Cleriston Andrade, em Feira de Santana, desde o sábado (17). Não há detalhes se este é o primeiro registro da doença na cidade este ano.

De acordo com Carlita Correia, coordenadora da Vigilância, os casos de meningite meningocócica (bacteriana) podem ter uma evolução muito rápida, levando à morte.

Hospital Geral Cleriston Andrade

A coordenadora da Vigilância informou ainda que já foram identificadas as pessoas que o paciente teve contato e elas estão sob vigilância e monitoramento da equipe de referência da vigilância epidemiológica.

A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada.

Os principais sintomas de meningites bacterianas costumam aparecer em pouco tempo. São eles, ainda de acordo com o Ministério da Saúde:

Febre alta;

Mal-estar;

Vômitos;

Dor forte de cabeça e no pescoço;

Dificuldade para encostar o queixo no peito;

Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo (em alguns casos).

Além disso, nos bebês, os seguintes sintomas são mais comuns:

Moleira tensa ou elevada;

Gemido quando tocado;

Inquietação com choro agudo;

Rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo “mole”, largado

Fonte: portal g1