Juazeiro investe na saúde e apresenta avanços no atendimento à população

Por EmPauta.net 22/12/2022 - 17:01 hs
Foto: Divulgação Ascom

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou diversos investimentos na pasta, desde o cuidado básico ao especializado. Neste segundo ano de gestão há muito o que celebrar. Os avanços são muitos em pouco tempo e representam um cuidado da atual gestão com as pessoas. Confira alguns dos avanços:

- Policlínica Municipal totalmente reformada

A Policlínica Municipal de Juazeiro foi entregue no mês de julho de 2022 pela prefeita Suzana Ramos, e pelo secretário de Saúde, Fernando Costa, totalmente reformada e oferece um serviço de referência. O prédio, que está de cara nova, é mais aconchegante e humanizado. Atualmente, são oferecidas 15 especialidades médicas, entre endocrinologista, otorrinolaringologista, ortopedista, ginecologista, entre outros. Também há sala para ultrassonografia, eletrocardiograma e ecocardiograma, exames de Colposcopia e Citolopatologia e sala de pequenos procedimentos. A Policlínica Municipal de Juazeiro também irá oferecer mamografia, raio-x digital, além de novos serviços médicos e exames cardiológicos.


- UPA em reforma, com usina de oxigênio, tomógrafo e raio-x digital

A Unidade de Pronto-Atendimento de Juazeiro (UPA) já está com o aparelho tomógrafo sendo instalado, o que vai ajudar na celeridade do diagnóstico dos pacientes que chegam à unidade. A UPA de Juazeiro está finalizando a reforma para abarcar, além do tomógrafo, um raio-x digital, mais moderno, que também irá ajudar no atendimento dos seus pacientes. Com investimento de R$ 4 milhões, os juazeirenses celebram ainda a instalação da usina, a qual produz oxigênio para uso próprio e de outras unidades de saúde do município. “A usina de oxigênio é inovadora. Poucos municípios possuem um equipamento desse no serviço público. Com a produção, a gente reduz custos para o município”, explicou o secretário de Saúde.

- Casa do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) mais ampla com alimentação e equipes diferenciadas

A Casa de Apoio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Juazeiro em Salvador, que atende pacientes que precisam ir à capital para tratamento de saúde mudou para um imóvel mais amplo e acolhedor.  A casa que fica no bairro de Brotas, na capital do estado, possui doze quartos, dez banheiros, sala de estar, cozinha, refeitório, varanda, área de serviço e quintal com jardinagem. Os quartos são divididos entre feminino, masculino, infantil e adaptado para pessoas com deficiência. A casa funciona todos os dias, 24 horas por dia. E os pacientes só têm elogios à equipe.


- Saúde em Movimento em mais de 20 localidades

O maior programa itinerante de Saúde que Juazeiro já conseguiu atender em um ano de implantação pela gestão da prefeita Suzana Ramos e do secretário Fernando Costa, mais de 20 localidades da sede e da zona rural do município. O programa, sem dúvida, facilita ainda mais o acesso aos serviços de saúde à população e reduz a demanda das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com o Saúde em Movimento veio também a oferta de vários novos serviços mais próximo das pessoas e a Unidade Móvel de Atendimento Odontológico, que atende no programa, mas também diversas comunidades da sede e do interior durante a semana por todo o mês.

- UBSs reformadas e informatizadas

A Prefeitura de Juazeiro está prestes a entregar mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) totalmente reformadas. Com isso, serão 11 ao todo e outras em reforma com recursos próprios ou já no cronograma para iniciarem as obras. “Quando iniciamos a gestão, recebemos muitas UBSs em estado deplorável. Precisamos fazer uma lista de reforma e estamos cumprindo, entregando unidades mais dignas para o atendimento e para se trabalhar”, destacou o secretário, Fernando Costa. Além de reformadas, as UBSs estão também sendo informatizadas. Atualmente, são 41 UBSs informatizadas, sendo 28 na sede e 13 no interior do município. A previsão é que outras 11 sejam informatizadas em 2023.


- Ambulatório de Curativos Especiais

Desde março deste ano, pacientes com ferimentos mais complexos ganharam um atendimento especializado no tratamento desses ferimentos difíceis de cicatrização. O Ambulatório de Curativos Especiais, um sonho antigo da prefeita Suzana Ramos, realizou até outubro deste ano, mais de 1.200 atendimentos. Os pacientes que necessitam do serviço ficam impressionados ao receberem alta do serviço, com ferimento que já convivem há anos, cicatrizado ou quase cicatrizado e agradecem pela existência de um local como este no município de Juazeiro.

- Conquistas para os servidores

Foi na gestão da Prefeita Suzana Ramos que os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Juazeiro tiveram o piso salarial reajustado para R$ 2.424,00 (dois mil quatrocentos e vinte e quatro reais). Juazeiro conta atualmente com 416 agentes comunitários de saúde e de endemias. Para a o secretário de Saúde, Fernando Costa, o novo piso para as categorias é motivo de celebração e reconhecimento da gestão. “O novo piso é valorização desses servidores e, consequentemente, melhor serviço oferecido às pessoas. Só temos a celebrar a conquista”, disse o secretário.


Além dos ACEs e ACSs, a prefeita Suzana Ramos sancionou a lei que autoriza o cumprimento da jornada de trabalho em 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem em regime de plantão. “Esse é outro reconhecimento da atual gestão com os servidores municipais. Essa foi uma luta de muitos anos e conseguimos tornar realidade”, disse o secretário de Saúde de Juazeiro.

- Redução na fila de espera de cadeiras de rodas e OPMS’s

Uma das prioridades também colocada pelo secretário Fernando Costa foi a entrega de cadeiras de rodas e Órteses, Próteses e Meios de Locomoção (OPMs) a pacientes com deficiência permanente. “Quando assumimos a gestão, a fila de espera era gigantesca. As pessoas não conseguiam cadeiras de rodas e OPMs com facilidade. Buscamos otimizar isso. Designamos recursos para a compra desses equipamentos e também fizemos parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que possui um projeto de distribuição de cadeira de rodas”, destacou o secretário de Saúde. O Centro de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris), da Secretaria de Saúde (Sesau), já conseguiu entregar, somente no programa da igreja mais de 400 cadeiras do tipo padrão e quase 200 OPM’s com recurso próprio.

- CAPS AD III readequado

A Secretaria de Saúde de Juazeiro também está prestes a entregar o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) totalmente reformado para voltar a funcionar 24 horas.  O local que atende adultos que fazem uso de substâncias psicoativas possui mais de 1.700 usuários ativos utilizando os serviços ofertados.


- Estratégias para contenção da Covid-19

A Secretaria de saúde de Juazeiro também montou estratégias eficientes para conter o avanço da Covid-19 no município e atender casos de sintomáticos respiratórios. No início de 2022, quando os casos voltaram a subir, foi montada a estratégia da abertura de UBSs aos sábados para atender sintomáticos respiratórios, com atendimento médico, de enfermagem e testagem para detecção da Covid-19. Além disso, foi montado um ponto exclusivo para a testagem da doença. “Essas duas estratégias que adotamos foram extremamente importantes para conter a doença e também melhorar o fluxo das nossas urgências, já que esses casos eram leves, o que acabava superlotando as urgências de Juazeiro”, pontuou Fernando Costa.

Vem mais por aí...

O trabalho não para e os projetos para melhorar ainda mais a saúde das pessoas estão a todo o vapor. “Continuamos trabalhando em prol da saúde da população de Juazeiro. Sei que ainda precisamos avançar mais e, certamente, iremos”, ressaltou o secretário Fernando.

Fonte: Ascom