Agricultores familiares de Sento-Sé são beneficiados com distribuição de mudas de Palma forrageira

Por EmPauta.net 16/12/2022 - 13:52 hs
Foto: Divulgação Ascom

A Prefeitura de Sento-Sé por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, em parceria com o Governo do Estado, através da CAR/SDR - Projeto Pró-Semiárido, realizaram nesta quinta-feira (15) a entrega de 25 mil mudas de Palma Forrageira aos agricultores familiares do município.

A entrega foi realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca. Ao todo, foram beneficiadas aproximadamente 60 famílias das localidades: São Pedro, Brejo da Martinha, Bonifácio, Morrinhos, São Pelegrino e Fazenda Porteira, que pertencem ao território Nova Esperança que atualmente tem cerca de 90 famílias sendo atendidas pelo programa Pró-Semiárido. Hoje existem seis territórios no município.


Aristides Honorato da Silva, é presidente da Associação dos Moradores da Comunidade de São Pedro, uma das comunidades que recebeu as mudas de palma, e fez questão de destacar a importância dessa entrega para as famílias da comunidade. “É de grande importância essa ação principalmente no período de seca que as pastagens ficam escassas e as palmas vem para suprir essa necessidade para os animais, e assim podemos investir em outras necessidades o que iríamos gastar com a compra de ração para manter os animais alimentados”, declarou Aristides Honorato da Silva.

Maria Aparecida Braga de Carvalho também foi uma das agricultoras beneficiadas e falou sobre os benefícios que a entrega das mudas traz.  “A palma tem uma grande importância para nós produtores da agricultura familiar, para a alimentação dos animais, especialmente nos períodos de estiagem. Pois ela é forte e nesse período é quem garante a alimentação da nossa criação”, avaliou a agricultora Maria Aparecida Braga de Carvalho.


De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, esta é a primeira entrega das mudas em Sento-Sé este ano e outra entrega já está prevista para este mês ainda. “O cultivo da palma forrageira é uma alternativa viabilizada para garantir a segurança alimentar do rebanho de agricultores familiares. O objetivo é proporcionar aos agricultores a reserva estratégica para a alimentação do rebanho bovino, caprino e ovino, principalmente em períodos de longa estiagem. Os beneficiários das entregas recebem ainda capacitação sobre o cultivo, através das equipes de Ater do Pro-Semiárido”, explicou o secretário Sandro Jatobá.

Fonte: Ascom