Fake News sobre autismo de Messi volta a circular nas redes

Os boatos sobre o jogador ser autista foram criados em 2013

Por EmPauta.net 15/12/2022 - 14:05 hs
Foto: Reprodução

A seleção da Argentina disputará a final da Copa do Mundo de 2022 contra a França. E, diante do desempenho positivo de Lionel Messi, uma famosa fake news de que o jogador seria autista voltou a circular nas redes, sobretudo na comunidade do autismo.

Os boatos de Lionel Messi e o autismo foram criados em 2013, no Brasil, pelo jornalista Roberto Amado no portal Outras Palavras. O texto obteve grande repercussão na época e atraiu críticas ao jornalista. Na época, em entrevista ao jornal Extra, Amado chegou a dizer: “Não preciso provar nada para ninguém. Se ele [Messi] quiser me processar, que vá provar na Justiça”.

Apesar disso, ainda haja quem acredite, no Brasil, que Messi seja autista. O assunto foi encarado como uma “bobagem” pelo médico pessoal do jogador, enquanto nenhuma das biografias conhecidas do atleta citam o autismo.


Em 2020, os jornalistas Tiago Abreu e Pedro Henrique Quiste comentaram a fake news sobre o autismo de Messi no episódio “Messi não é autista!”, do podcast Introvertendo. Pedro argumentou que o interesse das pessoas em que Messi seja autista está baseado na paixão por histórias de superação.

“Todo mundo gosta quando vê esses caras lá em cima e pensa: ‘Nossa, essa galera enfrentou uma miséria incrível na infância e conseguiu se tornar o que se tornou, então todo mundo consegue’. Eu acho que isso é um ponto muito importante e que, com certeza, motiva essa história ser compartilhada até hoje”, acrescentou.


Fonte: Canal Autismo