Conferência Municipal em Sento-Sé busca ações para problemas pós-pandemia

Por EmPauta.net 13/12/2022 - 09:12 hs
Foto: Alex Antunes

Nesta segunda-feira (12), foi realizada em Sento-Sé a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que neste ano teve como temática a “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

O objetivo da conferência, que aconteceu na Igreja Cristã Evangélica, foi possibilitar um momento especial para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, assegurando um espaço de reflexão e debate a partir das demandas da realidade social, tanto em âmbito municipal, quanto estadual e/ou nacional.

A programação da Conferência contou com apresentações de alunos da Escola Municipal Nova Canaã e das crianças e adolescentes da Igreja Congregacional, além da palestra com a diretora geral do Instituto Antônia Conselheira, Antonia Luiza Santos.


Em sua palestra, Antônia Luiza Santos, abordou o tema norteador da Conferência, pontuando os cinco eixos norteadores. “O tema da Conferência é a pandemia que está em discussão em todo o país e nessa etapa municipal traz um momento de avaliação de toda a situação. Sabemos que a pandemia deixou inúmeras sequelas para as crianças e adolescentes, não só no aspecto físico mas também no acesso à educação, saúde e vários outros setores”, ressaltou a palestrante.

Uma série de atividades foram desenvolvidas durante a Conferência, onde foram trabalhados os cinco eixos da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. E também foram realizadas apresentações culturais.


“A ideia da conferência é que o município tenha boas propostas criadas pelos próprios adolescentes, que beneficiem a sociedade civil, por meio de políticas públicas na garantia de direitos, buscando formas cada vez mais inovadoras para isso. Foi um momento muito importante e bastante produtivo onde os participantes opinaram sobre cada temática dos eixos”, explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Josenilde Evangelista.

Para a líder do Nuca em Sento-Sé, Juliana Carneiro Rios, foi um evento bastante importante. “Foi um momento esclarecedor, com conhecimentos bem importantes, que eu como adolescente não tinha conhecimento”, disse Juliana Carneiro Rios.

Na ocasião foram eleitos os delegados da conferência, que têm a atribuição de discutir e deliberar sobre a temática do evento em questão, tendo conhecimento do tema, objetivando os avanços e os desafios que o município deverá alcançar para o próximo biênio da política de assistência social. Os nomes escolhidos serão encaminhados para a Conferência Estadual, que será em Salvador. São eles:

Adolescentes

Juliana Carneiro Rios – Titular

João Luiz Queiroz Almeida - Suplente

Governo

Thiara Pereira Ribeiro – Titular

Léia Silva de Jesus Santos - Suplente

Sociedade Civil

Eliene Fernandes de Almeida – Titular

Nataly da Silva Rodrigues- Suplente

Fonte: AScom