Empresa do agronegócio é acusada de sonegar R$ 8 milhões na Bahia

Mandados de busca e apreensão são cumpridos em imóveis ligados à empresa do agronegócio

Por EmPauta.net 06/12/2022 - 10:49 hs
Foto: Ascom PC/Natália Verena

Um grupo criminoso ligado a uma empresa de ramos do agronegócio é acusado de sonegar mais de R$ 8 milhões em impostos na Bahia. Por conta disso, uma força-tarefa, batizada de Quaresma, foi deflagrada nesta terça-feira (6).

A operação investiga a prática de sonegação fiscal por um grupo empresarial do setor de alimentos de origem animal. Os mandados são cumpridos na cidade de Barreiras, Oeste baiano.

A empresa utilizava Guias de Trânsito Animal contendo informações falsas, com o intuito de fraudar as fiscalizações tributária e sanitária. Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas empresas e nas residências dos proprietários.

A operação investiga a prática de sonegação fiscal por um grupo empresarial do setor de alimentos de origem animal. A pedido da força-tarefa, a Justiça determinou o bloqueio de bens de empresários e empresas investigadas por participação no esquema fraudulento, com o objetivo de recuperar valores sonegados.

"No curso da investigação policial identificamos diversas fraudes à fiscalização tributária praticadas pela empresa", explicou a delegada titular da Dececap, Márcia Pereira.

Ela completa: "As investigações da força tarefa revelaram indícios de uma sonegação ainda maior, através de um esquema de triangulação de compra e venda de animais vindos de outros estados da federação".

A ação é liderada pela Força-Tarefa de Combate à Sonegação Fiscal, composta pela Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD), do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fisca, do Ministério Público, e Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (INFIP), da Secretaria da Fazenda.

Fonte: BNews