Culminância de atividades do Programa ‘Despertar’ 2022 é celebrada com conquistas, premiação e homenagem em Juazeiro

Por EmPauta.net 24/11/2022 - 12:49 hs
Foto: Gabriel dos Anjos – Ascom/PMJ

Nesta quarta-feira (23), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou a culminância das atividades do Programa ‘Despertar’, no município. O evento ocorreu no auditório da Seduc, e contou com a presença de gestores, coordenadores e participantes do programa, com destaque e homenagem para a aluna da Escola Municipal Paulo Freire, Lara Riane da Silva Maia, também presente na ocasião, que foi premiada na categoria “Vídeo Agente Despertar”, na etapa estadual do concurso do Programa Despertar.

O concurso teve como tema “Educação empreendedora e cooperativismo: práticas sociais para a vida em comunidade”. O vídeo premiado apresentou as diversas ações realizadas pela escola, dentro do Programa Despertar, inclusive, a oficina de brinquedos reciclados, na qual as crianças produziram diversos objetos lúdicos, e o plantio de hortaliças orgânicas, após visita à horta comunitária.


Segundo Leidiane Gomes, Professora da Escola Paulo Freire, participar do Programa Despertar possibilitou trabalhar o desenvolvimento de ações voltadas ao cooperativismo e empreendedorismo, contribuindo para a realização de melhorias na comunidade da escola, localizada no Assentamento São Francisco, distrito de Junco, além de ter resultado na premiação da estudante Lara Riane, aluna da instituição. “Os estudantes realizaram as atividades em parceria com a comunidade local, apresentando uma iniciativa de melhorias através da criação do quintal sustentável, onde a população recebeu orientações e insumos para a plantação de uma horta orgânica nos quintais de suas residências, desenvolvendo uma prática de consumo alimentício sustável e saudável. O resultado de tudo isso veio com a premiação de Lara, que proporcionou ao município a representatividade de instrumentos pedagógicos assertivos”, disse Leidiane.

A programação contou com entrega de medalhas para dez unidades de ensino participantes do programa, simbolizando o reconhecimento pela eficácia do trabalho desenvolvido. As Escolas Municipais Paulo Freire, Iracy Nunes, Lindaura Maria de Jesus, Pontal, Miguel Angelo, Família Unida, Mandacaru, Nossa Senhora das Grotas (Boqueirão), Maria do Carmo Sá, e de Tempo Integral São José, foram as condecoradas.


Com palavras de gratidão, a coordenadora municipal do Programa, Lusilêna Pires, parabenizou as produções, agradeceu aos alunos, e equipe gestora pelo brilhante trabalho desenvolvido, além de enfatizar a importância do apoio da gestão municipal para obtenção de um resultado final de excelência. “Fico muito feliz e agradecida por toda entrega dos envolvidos nessa construção de resultados exitosos, que através do Programa Despertar, trouxe para a Educação de nosso município uma referência de projeto pedagógico de qualidade. Tudo isso tem sido realizado graças a todo apoio e compromisso da gestão municipal, que tem possibilitado consolidarmos um ensino capaz de gerar agentes multiplicadores de ações socioeducativas”, comentou a coordenadora.

O Programa

O Programa Despertar é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/BA), da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, que foi abraçado pela Prefeitura de Juazeiro. A iniciativa fomenta nas escolas municipais a valorização do meio ambiente, de forma contextualizada com as unidades de ensino que desenvolvem projetos interdisciplinares na rede municipal de Juazeiro.

Fonte: Ascom