PL aponta inconsistências no sistema eleitoral de votação

Relatório técnico realizado pelo partido aponta que Jair Bolsonaro obteve 51 % dos votos contra 48% de Lula

Por EmPauta.net 22/11/2022 - 18:32 hs
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (22), o Partido Liberal (PL) apresentou um relatório técnico que aponta inconsistências no sistema eletrônico de votação. 

Em coletiva de imprensa, no Centro de Eventos e Convenções Brasil, em Brasília, o presidente do partido Valdemar Costa Neto, o engenheiro Carlos Rocha e o advogado Marcelo Luiz Ávila de Bessa apresentaram a auditória realizada nas eleições 2022.

Carlos Rocha afirmou que a análise verificou algumas inconsistências, entre eles, o mau funcionamento de urnas de modelos anteriores ao 2020. “Todas as urnas dos modelos de fabricação UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015 apontaram um número idêntico de LOG, quando, na verdade, deveriam apresentar um número individualizado de identificação”, afirma a representação. Os modelos em questão somam 352.125 urnas.

O engenheiro ainda aponta algumas falhas nos registros. “Nos arquivos que não contêm o código de identificação da urna eletrônica correto, é impossível correlacionar, univocamente, os dados ali registrados com os eventos realmente ocorridos no mundo fático, sejam eles votos ou intervenções humanas”, disse Rocha. 

Ao longo do comunicado, o advogado Marcelo Luiz Ávila de Bessa ressaltou que o relatório técnico realizado pelo PL não apontam fraude, porém, que gera um alerta em relação ao sistema de votação. “Nesses erros que são recorrentes nas urnas anteriores a 2020, o resultado eleitoral aponta a vitória de determinado candidato, o candidato Lula. Por outro lado, nas urnas novas, em que é possível a certificação plena, segundo nossa área técnica, esse resultado é diferente, neste caso, o candidato Bolsonaro teria cerca de 51% e o candidato Lula 48% dos votos,” ressaltou.

Dessa declarou que a sigla entrou com uma ação ao TSE para que seja tomada providências legais a respeito dos apontamentos da auditoria. 

Fonte: Msn