Secretaria de Saúde realiza ações educativas e de combate ao mosquito Aedes aegypti em Juazeiro

Por EmPauta.net 15/11/2022 - 15:23 hs
Foto: Pedro Angelo/PMJ

O período de chuvas acende um alerta quanto a proliferação do mosquito Aedes aegypti em todo o país. Eles são responsáveis por transmitir as arboviroses da dengue, chikungunya e zika vírus. Em Juazeiro, a Prefeitura Municipal põe em prática um plano de ações que envolvem a participação popular com os agentes de endemias da Secretaria de Saúde, na realização de mutirões de visitas em pontos estratégicos da cidade. 

As atividades começarão na EMEI Maria Júlia Rodrigues Tanuri, no bairro Dom Tomaz nos dias 16 e 17 de novembro, às 08h30 e 14h30, respectivamente. Através de palestras educativas, os profissionais de saúde levarão informações sobre os perigos das arboviroses e formas de prevenção às crianças da rede municipal. Já no dia 18, ocorrerá o ‘Dia D’ com mutirão de visitas domiciliares e bloqueio focal no bairro Antônio Guilhermino e palestra lúdica na EMEI Dilma Calmon Oliveira, no bairro Alto do Quidé, às 08h30.


Para o supervisor do Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde, Diego Alves da Silva, o trabalho desenvolvido pela gestão tem tido uma boa adesão da comunidade. "Os agentes de endemias fazem visitas domiciliares regularmente e tem percebido que muitas pessoas estão se dedicando mais ao combate do mosquito. Mas pedimos que a população se una aos nossos esforços, porque todos precisam fazer a sua parte", falou.

O Núcleo de Combate às Endemias é o responsável pelos trabalhos de controle e prevenção dessas arboviroses, disponibilizando cerca de 80 servidores para cobrir as áreas da zona urbana e interior de Juazeiro, periodicamente. Infelizmente, diante do cenário de chuvas, os números de notificações aumentam. "Estamos num período  de chuvas na região, a população mais tempo em casa, o descarte irregular de lixo, entre outros fatores, propiciam o surgimento dessas doenças/arboviroses. Nosso trabalho de combate é composto por ações educativas, mutirões de visita domiciliar em locais com maiores índices de infestação, realização de pulverização com o apoio do Núcleo Regional de Saúde Norte, e o bloqueio em pontos estratégicos como: borracharias, sucatões, entre outros", explicou a superintendente da Vigilância em Saúde de Juazeiro, Caroline Moraes.

‘Dengue Zap’

Como forma de agilizar o atendimento de demandas relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, a Sesau disponibiliza o serviço 'Dengue Zap' (74 98827-9832). Nele é possível indicar a existência de locais que possam servir de criadouros para o mosquito.

Lei municipal

No ano de 2017, foi instituído em âmbito municipal a lei 3.368 - da Semana Municipal de Prevenção às Doenças Exantemáticas, a ser comemorada anualmente na terceira semana de novembro, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue (19 de novembro).

Fonte: Ascom