Estudo diz que reinfecção de Covid ainda é perigosa, mesmo com vacina

Pessoas que tiveram reinfecção de Covid-19 têm riscos ainda mais altos de morte e complicações do que na primeira vez, mesmo vacinadas

Por EmPauta.net 11/11/2022 - 12:28 hs
Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos apontou que a reinfecção de Covid-19 continua sendo perigosa, mesmo com a popularização da vacina. Os cientistas da Washington University em St. Louis afirmam que o risco de morte, hospitalização e problemas de saúde decorrentes da doença aumenta significantemente a partir da segunda contaminação pelo vírus.

Os dados analisados sustentam que mesmo com a vacinação em dia contra a Covid-19, o risco não é substancialmente alterado. O estudo foi publicado nessa quinta-feira (10/11), na revista Nature Medicine.

A análise contou com dados do Departamento de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos (AV) coletados entre março de 2020 e abril de 2022. Dos participantes, 5,3 milhões não haviam sido infectados; cerca de 443 mil contraíram o coronavírus apenas uma vez e 41 mil, duas vezes ou mais.

Todos os participantes responderam questionários criados pelos pesquisadores. Os indivíduos que afirmaram ter contraído a doença apenas uma vez foram usados como grupo controle.

Os pacientes reinfectados apresentaram mais que o dobro de risco de morte e o triplo de chance de serem hospitalizados quando comparados àqueles infectados apenas uma vez pelo vírus. Segundo o cientista, que é o principal autor da pesquisa, mesmo a vacina garantindo o dobro da imunidade natural em comparação a uma primeira infecção, o indivíduo ainda está suscetível aos efeitos colaterais da reinfecção.

Fonte: Metrópoles