Iniciativa inédita leva oficina de formação de contadores de histórias para estudantes da rede municipal de ensino

Por EmPauta.net 11/11/2022 - 12:08 hs
Foto: Luan Medrado/PMJ

Através de iniciativa inédita, oferecida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, da rede municipal de ensino, das Escolas de Tempo Integral Paulo VI, e Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, concluíram neste mês a participação no projeto “A arte de contar histórias para formação de contadores de histórias na escola”. A entrega de certificados da primeira turma, que contou com 70 estudantes, ocorreu nesta última quarta-feira (09), na Escola Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, e na quinta-feira (10), na Escola Paulo VI.

Ao todo, foram realizados 10 encontros, incentivando a utilização da ‘contação de histórias’ como ferramenta de formação educacional, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, usando com intencionalidade, a leitura, música, dança, ludicidade e histórias interativas que trazem entusiasmo e dinamicidade para o processo de ensino-aprendizagem, atuando como aliadas no desenvolvimento linguístico, oral e comunicacional dos alunos.


Segundo o assessor de Formação da Seduc e também, contador de histórias, Willian Fernando Soares, a iniciativa traz diversos benefícios para os alunos, entre eles, o desenvolvimento e hábito da leitura. “A arte de contar histórias está diretamente aliada à formação leitora para desenvolvimento da linguagem e da comunicação no processo de leitura de mundo, valorizando e potencializando a arte lítero-narrativa, otimizando o espaço da biblioteca nas escolas e aperfeiçoando a leitura através do próprio processo de contar histórias, experimentando técnicas de voz, de corpo e mediação da leitura”, comentou.

“Após certificação, os alunos irão escolher o presidente e vice-presidente para compor o clube de contadores de história, que irão atuar como multiplicadores de novos estudantes contadores de história, levando adiante a prática assertiva e colaborativa da criação de laços afetivos com a arte de contar histórias, estimulando a leitura, oralidade e competências leitoras”, acrescentou Willian.

A estudante do 6° ano, da Escola Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, Wendy Roxely, comentou sobre as contribuições da aprendizagem de técnicas para contação de histórias. “A oficina de contação de histórias me ajudou a ter mais segurança para falar, me expressando melhor, e ficando menos tímida para falar em público”, disse Wendy.


Para Carlos Henrique, aluno do 7° ano, aprender a contar histórias possibilitou alguns aperfeiçoamentos na sua forma de se comunicar. “Eu tinha uma dicção muito ruim, e com as aulas de contar histórias eu melhorei muito minha dicção e minha desenvoltura ao falar em público”, contou Carlos.

Fonte: Ascom