Juazeiro encerra campanha com atividades preventivas e de autocuidado em suas unidades

Por EmPauta.net 31/10/2022 - 01:55 hs

Em Juazeiro, o mês de outubro foi dedicado às ações e atividades voltadas à prevenção ao câncer de mama e de colo do útero em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e rede especializada, na sede e interior. E nesta semana a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (Sesau), encerrou a campanha Outubro Rosa com mais serviços voltados para o público feminino. 

Foram ofertadas ações com profissionais das equipes de saúde que orientaram as usuárias sobre qualidade de vida, a importância da atividade física e da saúde mental como aliados na prevenção de doenças, como o câncer de mama. Um exemplo disso, foi no distrito de Itamotinga onde foi realizada uma caminhada em alusão à campanha, engajando a comunidade na disseminação da informação. A Policlínica Municipal também preparou uma série de palestras sobre o tema para as pacientes que esperavam atendimento. Vale lembrar, que o exame de mamografia pelo município é realizado na Policlínica Regional e não há demanda reprimida para este serviço.

Já nas UBS's do João XXIII e CSU, tiveram atividades de alongamento, aferição de pressão, palestras, entre outros. Na unidade Palmares houve programação todas as sextas-feiras, com palestras sobre a importância do autocuidado para a saúde das mulheres. A Sesau também promoveu, na noite desta quarta-feira (26), uma aula temática sobre o Outubro Rosa na Academia da Saúde, na Orla. O momento reuniu dezenas de mulheres que puderam bater um papo sobre saúde e bem-estar. 


E quem estava empolgada para participar era dona Marli Dantas, que é frequentadora assídua do equipamento e adorou participar de mais essa atividade. "Eu frequento há algum tempo e essas aulas temáticas sempre abordam os temas relacionados à saúde, dessa vez falou do Outubro Rosa e o câncer de mama. Reforçando a importância de cuidarmos da nossa saúde, da alimentação e da nossa saúde mental, física e espiritual. E depois tivemos atividades físicas e foi maravilhoso, amei. Gostei muito, estão todos de parabéns", contou dona Marli.

A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, ressalta a importância das ações realizadas pela prefeitura em prol da saúde feminina. "Melhorar a qualidade de vida da população é a nossa principal meta, e a saúde da mulher tem recebido atenção especial na nossa administração. Sou mulher e sei da necessidade de atenção, por isso, entre tantas outras coisas, nós prezamos por assistência de qualidade e humana”, enfatiza a gestora.


Fonte: Ascom