Desfile cívico realizado em Juremal emociona e comunidade celebra: "nossa cultura estava se perdendo e agora foi resgatada”

Por EmPauta.net 24/09/2022 - 22:12 hs
Foto: João Pedro Soares/PMJ

Alegria e emoção marcaram o desfile cívico realizado no distrito de Juremal, nesta sexta-feira (23), programação alusiva ao bicentenário da Independência do Brasil, que segue acontecendo no interior de Juazeiro. Com a presença da prefeita Suzana Ramos e do secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, a Escola Municipal Deputado Raimundo da Cunha Leite realizou uma apresentação que valorizou a cultura e a memória da cidade, emocionando o público que prestigiou.

Em conjunto com as fanfarras da Escola Municipal Dois de Julho e de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, os estudantes apresentaram as lendas ribeirinhas, culinária local, manifestações culturais e também as lavadeiras e pescadores, figuras importantes na história de Juazeiro. Além disso, homenagens à prefeita Suzana Ramos também integraram os pelotões.


A prefeita destacou a valorização das tradições de Juazeiro também no interior e reforçou o orgulho em ser de Juremal. "É muito importante promover esses momentos também aqui no interior, e em especial em Juremal, minha terra, é um orgulho e uma satisfação prestigiar agora como prefeita", explicou Suzana Ramos.


Comunidade satisfeita

O desfile atraiu a atenção da comunidade que prestigiou e elogiou a iniciativa. "Está lindo! Há muito tempo não tínhamos um desfile de encher os olhos, de atrair tanta gente para ver. É uma cultura que estava se perdendo e hoje está sendo resgatada novamente. É um recomeço", explicou Nadja Xavier, mãe de aluno e moradora da comunidade.


Já a aposentada Sônia Regina Melo, que mora há 62 anos em Juremal, revelou o que mais gostou no desfile. "Acho bonito as menininhas vestidas de lavadeiras. Acho bonito por causa dos nossos antepassados, os avós da gente", concluiu.

Geisiana Nunes também é mãe de aluna, moradora da comunidade e destacou o sentimento após dois anos sem comemorações. "O desfile está lindo e muito bem organizado. Me sinto orgulhosa por minha filha estar participando", finalizou.


Fonte: AScom