A TV Globo apresentou nesta terça-feira (20) um requerimento ao Ministério das Comunicações onde solicita a renovação da concessão das emissoras que mantém em cinco capitias: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife. A informação é da colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo.
A Globo tem alcance nacional, mas nas demais localidades ela é transmitida por parceiros com quem tem contrato de exibição da programação.
De acordo com a publicação, o pedido feito ao Ministério das Comunicações é de que a renovação das concessões seja por mais 15 anos, conforme prevê a lei, para que a cada 15 anos a concessão para a retransmissão de conteúdo televisivo tenha que ser renovada.
A última renovação da Globo foi feita em 2008, quando o presidente do Brasil ainda era o ex-presidente Lula (PT). Agora, o pedido é apresentado ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que é um crítico declarado à emissora. Ele, inclusive, já deu declarações sobre ser contrário à renovação de concessão da emissora.
Apesar disso, as chances de Bolsonaro impedir a renovação da emissora é considerada praticamente nula, segundo a colunista. Isso porque mesmo que o governo retarde a análise dos documentos no Ministério das Comunicações, a concessão atual segue valendo, ainda que de forma precária.
A palavra final, mesmo após a decisão do presidente sobre o assunto, é do Congresso Nacional. Caso retarde a análise, Bolsonaro pode ainda não participar da decisão, caso seja derrotado nas eleições de outubro, pois caberá ao novo mandatário do país analisar o pedido.
Fonte: BNews
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Tim Maia será o grande homenageado do Prêmio da Música Brasileira 2024
Prefeitura de Juazeiro movimenta a comunidade de Junco com os serviços do Social Até Voc...
Estudantes de escolas municipais de Juazeiro são certificados como agentes do Programa De...
Prefeitura de Juazeiro divulga capacitações da etapa preparatória para o Festival Sabor...
Escritora baiana detona faturamento absurdo de Luva de Pedreiro e gera polêmica: "muita v...
Proibir aborto é “hipocrisia”, diz deputada Alice Portugal (PCdoB)
River Shopping passa a cobrar por estacionamento a partir de segunda-feira
Governo firma contrato de R$ 87 mi com dispensa de licitação e não recebe remédios
Roni Figueiredo - Coluna Social
Mônica Coimbra - Um lar seguro e aconchegante para os mais experientes