Evento sobre capoeira inclusiva será realizado neste final de semana em Juazeiro

O evento conta com apoio da Prefeitura de Juazeiro,

Por EmPauta.net 20/09/2022 - 22:46 hs
Foto: Ilustrativa

Nos dias 24 e 25 de setembro, Juazeiro irá sediar o “1º Simpósio de capoeira inclusiva e 14º batizado e troca de cordas do grupo internacional”, iniciativa da Associação de  Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Juazeiro) e Grupo Topázio, e que recebe apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). O evento tem o objetivo de fomentar o conhecimento sobre a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, em diversas atividades sociais, a partir da capoeira e da educação inclusiva.

O evento é aberto à comunidade e para participar é necessário realizar inscrição prévia, através do WhatsApp (74) 98813-0126. Já para participação nas oficinas e palestras, o investimento é de R$40,00, por modalidade. Interessados em participar das duas opções podem realizar o investimento de R$70,00.

O evento conta com uma programação diversificada e no sábado (24) pela manhã, as atividades terão início às 8h, na Faculdade Anhanguera, com as palestras “Capoeira adaptada uma perspectiva de saúde” e “Primeiros Socorros na Capoeira”, além de oficinas sobre primeiros socorros, educação alimentar e nutricional para o esporte, maculelê e berimbau. A partir das 16h, a programação continua na Orla II, com o 2º Aulão e Encontro de Capoeira, para alunos, professores, mestres e convidados.

Já no domingo (25), a programação iniciará às 9h, na Apae Juazeiro, com o 14º batizado e troca de cordas, que contará com apresentações culturais de maculelê, show de capoeira e samba de roda e percussão, além da cerimônia de batizado do Grupo de capoeira Topázio e da Apae.

Organizador do evento, o professor Elton Lustosa destacou os benefícios do esporte para pessoas com deficiência intelectual e múltipla. “Através do esporte, o aluno adquire mais autonomia, passa a superar os seus limites e se sobressai em outras áreas. Além de melhorar o relacionamento social, controlar as emoções, trabalhar a parte psicomotora e cognitiva. Então, através dessas atividades o aluno desenvolve mais ainda a aprendizagem”, explicou Elton.

A diretora de Juventude e Esporte Educacional da Seduc, Carla Luz, ressaltou o apoio do município a iniciativas que promovem a inclusão social e o esporte. “A Prefeitura abraça iniciativas que promovam o respeito, a cidadania e que também respaldam a inclusão social e o esporte como instrumentos de transformação”, enfatizou Carla.


Fonte: Ascom