Em decisão, TSE pede que site da campanha de Lula seja tirado do ar
Determinação apontou a existência de ilegalidades por induzir o usuário a acreditar que a página 'verdadenarede.com.br' seria uma agência checagem
Determinação apontou a existência de ilegalidades por induzir o usuário a acreditar que a página 'verdadenarede.com.br' seria uma agência checagem
Na última segunda-feira (19), a ministra do TSE ( Tribunal Superior Eleitoral ) Maria Claudia Bucchianeri determinou que o site 'verdadenarede.com.br', criado pela campanha do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja retirado do ar.
Segundo a campanha do ex-presidente , o site tem como objetivo rebater notícias falsas , no entanto, o texto da decisão publicado pela ministra aponta que há existência de ilegalidades na utilização do domínio por induzir o usuário a acreditar que a página seria uma agência independente de checagem , o que na realidade é um "ambiente oficial" de campanha eleitoral do político.
Bucchianeri, ainda, disse que o nome do site e dos demais canais das redes sociais dos não mostram claramente que se trata de uma página voltada para a propaganda eleitoral. Fora a decisão da retirada do site do ar , a ministra também determinou a remoção dos canais do Telegram e do WhatsApp que divulgavam conteúdos relacionados ao 'Verdade na Rede'. Caso a decisão não seja cumprida, será imposta uma multa diária de R$ 10.000.
A decisão da ministra veio após uma representação da campanha do atual mandatário do país, Jair Bolsonaro, apontando que a página "escamoteia a verdade" e que faz uma propaganda em "desfavor" ao presidente.
Além disso, Bucchianeri também foi responsável por mandar a suspensão do site " Bolsoflix ", que fazia críticas ao presidente , sob o argumento de que a página pode caracterizar propaganda irregular negativa.
O TSE também derrubou, além do 'Verdade na Rede', o site 'Bolsonaro.com.br', que fazia críticas e sátiras ao chefe do Executivo . O endereço foi usado anteriormente pelo governo que perdeu o domínio. A coligação da candidatura de Bolsonaro à reeleição entrou com ação no TSE pedindo a derrubada do site.
Fonte: IG
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Tim Maia será o grande homenageado do Prêmio da Música Brasileira 2024
Prefeitura de Juazeiro movimenta a comunidade de Junco com os serviços do Social Até Voc...
Estudantes de escolas municipais de Juazeiro são certificados como agentes do Programa De...
Prefeitura de Juazeiro divulga capacitações da etapa preparatória para o Festival Sabor...
Escritora baiana detona faturamento absurdo de Luva de Pedreiro e gera polêmica: "muita v...
Proibir aborto é “hipocrisia”, diz deputada Alice Portugal (PCdoB)
River Shopping passa a cobrar por estacionamento a partir de segunda-feira
Governo firma contrato de R$ 87 mi com dispensa de licitação e não recebe remédios
Roni Figueiredo - Coluna Social
Mônica Coimbra - Um lar seguro e aconchegante para os mais experientes