Programa forma primeira turma de funcionários de escolas municipais com treinamento de primeiros socorros

Por EmPauta.net 14/09/2022 - 17:02 hs
Foto: Pedro Ângelo – Ascom/PMJ

A primeira turma de educadores de escolas municipais de Juazeiro recebeu nesta quarta-feira (14) o certificado de conclusão do Programa Cuidar, da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Saúde (Sesau) e de Educação e Juventude (Seduc). O Cuidar tem a proposta de realizar treinamentos de primeiros socorros para professores e gestores das escolas municipais. Nesta primeira turma, 20 pessoas de escolas do município receberam a formação.

O encerramento da primeira turma contou com a presença de representantes das duas secretarias envolvidas no Programa Cuidar. O secretário de Saúde, Fernando Costa, destacou que os conhecimentos adquiridos sem dúvidas serão multiplicados, o que ajuda no atendimento dos alunos. “Estou muito orgulhoso disso que vejo aqui. Os educadores estão mais seguros para atender situações de risco e emergências que podem acontecer em suas escolas. Tenho certeza que eles vão sair daqui como multiplicadores, trazendo mais colegas para participarem do curso. Certamente eles vão levar o DNA do Samu junto com eles”, ressaltou o secretário de Saúde.


De acordo com o socorrista e instrutor do Núcleo de Educação de Urgência (NEU) do SAMU, Flávio Santos, a turma recebeu orientações sobre diversas temáticas de primeiros socorros, que auxiliam no atendimento de saúde. “Foram passados para os profissionais da educação temas como crises convulsivas, engasgo, parada cardiorespiratória, acidentes com animais peçonhentos, situações de traumas, queimaduras, choques elétricos, com teorias e simulações da prática. As pessoas chegam com dúvidas e crenças trazidas da geração familiar para determinados tipos de atendimentos e no curso trouxemos as informações corretas de atendimento”, explicou o instrutor do NEU.

Formação aprovada

Dona Eliene Souza Dantas é professora do município há 24 anos e trabalha na Escola Celso Cavalcanti de Carvalho, no distrito do Mandacaru I. A educadora disse que já precisou utilizar no ambiente de trabalho os conhecimentos adquiridos no curso. “Um rapaz desmaiou e as outras pessoas disseram para agir de determinadas formas. Eu disse que não podia e realizamos o atendimento adequado. O curso é de extrema importância. A gente acha que é de obrigação apenas do SAMU ou do enfermeiro, mas naquele momento a pessoa tendo já uma base, se sente até realizado em poder ajudar”, disse.


A vice-gestora da Escola 15 de Julho, que fica em Maniçoba, Daniela Oliveira, também aprovou a iniciativa. “Foi maravilhoso o curso onde a gente pôde aprender desde a questão do engasgamento a atendimentos, que são rotina na escola. Estou muito contente com esta participação. Agradeço a toda esta equipe por todo o conhecimento repassado para a gente, o Programa Cuidar vem para que possamos realizar o atendimento mais adequado nas escolas”, destacou a vice-gestora.

Fonte: Ascom