Juazeiro incentiva a valorização da cultura local através do Projeto “Viagens no Tempo”

Por EmPauta.net 25/08/2022 - 02:13 hs
Foto: Luan Medrado - Ascom PMJ

Com o objetivo de preservar, valorizar e multiplicar as raízes das tradições e identidade do município, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretária de Educação e Juventude (Seduc), tem levado estudantes da rede pública municipal de ensino para participar de visitas guiadas ao Museu Regional do São Francisco. A programação é inteiramente gratuita, e inclui contação de histórias e oficinas lúdicas.

A iniciativa faz parte do projeto “Viagens no Tempo”, aprovado no Edital Setorial de Museus 2019 do Fundo de Cultura da Bahia e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Seduc, Museu Regional do São Francisco, Pipa Produções, Agência Chocalho e Agência Soluções Audiovisual.

Na manhã desta quarta-feira (24), alunos dos colégios municipais Maria de Lourdes Duarte e Helena Celestino Magalhães, participaram da visita ao acervo museu que dispõe de fotografias, pinturas, equipamentos náuticos do Rio São Francisco, louças, estandartes, cartas, entre outras peças, conhecendo também, as histórias do Velho Chico e suas lendas. As visitas iniciaram em 16 de agosto e seguem até 31 do mesmo mês, totalizando vinte visitações, com um público total de mil crianças.


Para Normeide Almeida, secretária de Educação e Juventude, a proposta do projeto é de suma importância para fortalecer, através da educação, as referências culturais enquanto memórias permanentes. “Este projeto atua como ferramenta de formação educacional, incentivando a valorização cultural e preservação da identidade do nosso município. A partir de elementos presentes no acervo do museu, e a contação de histórias sobre nossas lendas e cultura, os estudantes da rede pública municipal de ensino, tem entendido sobre a importância do resgate de nossas origens e raízes, se tornando multiplicadores de nossa história. A gestão Suzana Ramos tem realizado um projeto político pedagógico inclusivo e popular, proporcionando que a Educação não só tenha acesso aos espaços culturais da região, como também, seja um agente de formação para a valorização do nosso patrimônio histórico e imaterial”, comentou.


“O projeto cumpre um direcionamento educativo, a partir de atividades contextualizadas, que oferecem uma metodologia de fortalecimento cultura local, fruto do interesse de criar uma relação entre o museu e seus monumentos históricos, com as escolas públicas municipais, proporcionando o conhecimento do patrimônio cultural da cidade e fortalecendo a identidade regional”, disse Gisele Ramos, produtora do projeto “Viagens no Tempo”.

“O passeio foi muito interessante, pois proporcionou muito conhecimento sobre a cultura e história de nossa cidade”, declarou a estudante do 8° ano, da Escola Municipal Helena Celestino Magalhães, Eduarda Almeida.

Fonte: Ascom