Juazeiro promove capacitação dos auxiliares de Atendimento Educacional Especializado

Por EmPauta.net 21/06/2022 - 09:56 hs
Foto: Edinazio Dias/PMJ

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) está realizando o "Encontro com os auxiliares de AEE", que aborda o tema ‘Como as aves, as pessoas são diferentes em seus voos, mas iguais no direito de voar’. A iniciativa visa capacitar os profissionais que atuam como auxiliares do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na rede municipal de ensino.

Nesta segunda-feira (20), a Seduc deu início à formação, com palestras sobre deficiência, orientações sobre primeiros socorros, participação de pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e profissionais do Serviço Social da Secretaria. O encontro segue até terça-feira (21).

A secretária de Educação do município, Normeide Almeida, abriu a programação, dando boas-vindas aos auxiliares. “Nós estamos implementando uma política diferenciada para crianças, adolescentes e jovens com deficiência. Essa política pública foi pensada pela prefeita Suzana Ramos durante a construção do nosso programa de governo, para que a rede municipal de ensino tenha um olhar sensível para todos os alunos e profissionais da educação”, enfatizou a secretária.


De acordo com a superintendente de Ensino da Seduc, Willany Cunha, essa formação é apenas o primeiro passo de um trabalho que vai se estender durante todo o ano. “A nossa ideia é estender essas capacitações e realizar, por ano, no mínimo 40h de formação para esses profissionais”, salientou.

Kizzy Bandeira, coordenadora do Espaço Humanizar, ressalta que o Encontro visa promover ainda mais a inclusão de todos os alunos e alunas no âmbito escolar. “Esse evento com os auxiliares possibilita o exercício do olhar e da prática para a igualdade de possibilidades e oportunidades”, explicou Kizzy.

A auxiliar de AEE do Colégio Municipal Paulo VI, Vera Vieira, comemorou o encontro. “Para mim, foi um crescimento na minha área. Estou aprendendo mais e melhor com todos os envolvidos no evento”, enfatizou a auxiliar.


Fonte: Ascom