Profissionais do Nasf reforçam orientações de prevenção a acidentes com fogo no período junino

Por EmPauta.net 15/06/2022 - 13:08 hs
Foto: Divulgação Ascom

O mês Junho é o período de muito forró, e com ele tem a chegada do ciclo junino e as tradicionais fogueiras e fogos das festas de São João e São Pedro. Porém, este também é o mês onde se registram um aumento nos casos de acidentes com queimaduras. Para evitar que as festas terminem em tragédias, profissionais do NASF-AB e da Unidade Básica de Saúde do Projeto Maria Tereza – KM 25, realizaram no começo dessa semana a primeira ação do mês do Programa Educação e Saúde, com orientações de prevenção de queimaduras e como agir no caso de acidentes com queimados.

Segundo a psicóloga Iracema Sousa, mesmo sendo uma festa tradicional e com campanhas preventivas relacionadas ao período junino, nunca é demais levar informações às pessoas com relação aos cuidados com fogo. “Mesmo já tendo costume é preciso ter atenção redobrada, não somente com os fogos de artifícios, mas também no momento de acender uma fogueira e o uso de inflamáveis. A combinação de bebidas alcoólicas, o manuseio de fogos de artifício e proximidade com fogueiras também deve ser evitada para que acidentes não ocorram. E nós estamos fortalecendo essa campanha de prevenção de acidentes também com nesse período de festas”, destaca Iracema Sousa.

Vale lembrar que ainda durante o restante do mês de junho serão realizadas mais atividades de Educação e Saúde em outras Unidades de Saúde de Petrolina.

Fonte: Ascom