Fruticultura: reunião sinaliza um novo tempo para produtores e trabalhadores

A reunião também representou um novo comprometimento das partes

Por EmPauta.net 03/06/2022 - 00:15 hs
Foto: Divulgação Ascom

Boa vontade e amadurecimento entre dirigentes de produtores e trabalhadores podem dar um novo rumo às negociações de cláusulas econômicas e sociais na fruticultura do Vale do São Francisco. Esta foi a expectativa gerada, na tarde desta quarta-feira (1), após a primeira reunião do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), com a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR).

Durante a reunião, na sede do STTAR, a nova presidente e representante da entidade dos trabalhadores rurais, Maria Joelma, falou que o encontro foi muito proveitoso e terá reflexos positivos nas negociações da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco.


Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, a reunião também representou um novo comprometimento das partes para resolução das demandas com equilíbrio e ampla compreensão da gravidade do momento econômico nacional e internacional.

"Para se chegar aos acordos é preciso que as partes entendam da real situação de cada lado. Compreendemos a importância de cada uma das cláusulas dos trabalhadores mas queremos também ser compreendidos em função das limitações impostas pela grave crise econômica mundial, pelos prejuízos de R$ 80 milhões em função das últimas chuvas, o aumento dos preços dos insumos agrícolas e do frete marítimo.Vivemos uma situação sem paralelo nos últimos 15 anos", asseverou.

Além das diretorias dos dois sindicatos, participaram também da reunião o representante do novo corpo jurídico do STTAR, Raimundo Dias e o advogado do SPR e especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista, Fábio Schnorr.

Fonte: Clas