Prefeitura de Juazeiro e PMBA realizam aula inaugural do novo modelo de gestão compartilhada no Colégio de Tempo Integral

Por EmPauta.net 31/05/2022 - 20:43 hs
Foto: Samuel Ferreira/PMJ

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), em parceria com Polícia Militar da Bahia (PMBA), realizou na manhã desta terça-feira (31), a solenidade de inauguração do novo modelo de Gestão Compartilhada PMBA no Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, localizado no bairro Malhada da Areia. 

A gestão compartilhada foi efetivada com a participação e aprovação de toda a comunidade escolar, que demonstrou interesse e apoio à iniciativa, destinada à comunidade local e estudantes do ensino fundamental. Esta é a primeira escola de Juazeiro a ter o Projeto de Gestão Compartilhada PMBA, iniciado após a conclusão de uma grande reforma em toda a estrutura física da unidade.


Entre os participantes da cerimônia de abertura, estavam presentes a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos; a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida; o procurador geral do município, Thiago Cordeiro; o secretário de Administração, Wendell Batista; a superintendente de Ensino da Seduc, Willany Cunha; a gestora pedagógica da Escola Caic, Jeanete Barbosa; Alexandrina Araújo, Superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos; o comandante de policiamento da Região Norte, Valter Araújo; o diretor disciplinar da Escola Caic, o tenente coronel Jorge Sampaio;  e os capitães Paes Landim e Ramon Paes.

Apostando em um modelo de gestão escolar participativa e compartilhada, a prefeita Suzana Ramos, disse que tem investido em ações de organização democrática e coletiva, propondo um projeto político pedagógico que seja eficaz na garantia de um processo de ensino e aprendizagem com qualidade. “A educação compartilhada entre o município e a Polícia Militar, proporcionou um trabalho de transformação na rotina, disciplina e aprendizagem de nossos estudantes, contribuindo para um futuro promissor. Como gestora do município, eu me sinto muito orgulhosa de poder oferecer e testemunhar o avanço em nossa educação”, declarou a prefeita.


Atualmente, 729 alunos estão sendo contemplados com o novo modelo de educação de gestão compartilhada do Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar. Em apenas 37 dias de ações de adaptação ao novo sistema de ensino, os estudantes se mostraram aptos para inaugurar o projeto de gestão compartilhada, e dentre eles, 8 estudantes receberam certificado por se destacarem no período.

Estratégias

O comandante do CPRN, coronel Valter Araújo falou sobre a parceria do município junto à Polícia Militar para promover estratégias que promovam uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania através da educação. “Esse projeto é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Juazeiro e a Polícia Militar, na realização de um sonho que hoje se inaugura no Colégio Caic, e em breve irá se efetivar no Colégio Paulo VI, com o objetivo de colaborarmos na formação de cidadãos de bem, com excelentes resultados que garantam um futuro promissor para os nossos estudantes”, comentou o coronel.


Ana Mara Santos, mãe de Ana Luiza Santos, estudante do  9º ano, comentou sobre a importância desse novo sistema de ensino do Caic. “A escola tem nos mostrado o quanto nossos filhos têm evoluído e o quanto estão disciplinados, melhorando o comportamento e os resultados no desempenho escolar”, contou. 

Lucas Gustavo, estudante do  9º ano C, comentou sobre sua adaptação ao modelo de educação de gestão compartilhada da PMBA. “Está sendo um momento muito especial, pois se trata de um projeto novo que está nos aprimorando para uma nova rotina com novas oportunidades geradas com a contribuição da Polícia Militar”, disse Lucas.

Fonte: Ascom