Atividades em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial acontecem em Sento-Sé

Por EmPauta.net 16/05/2022 - 09:32 hs
Foto: Divulgação Ascom

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Centro de Atenção Psicossocial-Caps está realizando uma série de atividades voltadas à conscientização da população em geral sobre a importância da saúde mental. A programação é alusiva ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio. Uma delas é a Sala de Espera que aconteceu na última sexta-feira (13) com os pacientes atendidos pelo Caps.

A dona de casa Ana Clécia Lima faz acompanhamento desde 2017 no Caps e hoje foi à unidade para uma consulta mensal, ela conta que até participar hoje da Sala de Espera não tinha conhecimento da existência do Dia de Luta Antimanicomial. “Quando estamos no processo de ansiedade, ouvir as palavras dos profissionais nos traz segurança. É a primeira vez que escuto falar nesse dia e vou levar essa mensagem para quem eu puder”, declara a paciente. Para a funcionária pública, Gilza da Mata, participar da Sala de Espera foi um aprendizado. “Prestei muita atenção, gostei, e aprendi muito sobre a ansiedade”, afirma Gilza da Mata.


De acordo com a Coordenadora do Caps, Thaiane Castro, a programação alusiva a data foi iniciada na quinta-feira (12) com uma roda de conversa, com os alunos do Colégio Deputado Jayro Sento-Sé, tendo como tema Saúde Mental. “Essas atividades são importantes para consolidar o trabalho que a gestão municipal desenvolve voltado para a saúde mental. Estamos levando para a sociedade informações voltadas para o dia de luta antimanicomial, abordando sobre o transtorno de ansiedade, um dos problemas de saúde recorrente no mundo todo, que vem acometendo jovens e adultos”, explica a coordenadora.


Ainda de acordo com Thaiane Castro no decorrer desta semana as atividades continuam sendo realizadas.

Fonte: Ascom