Sento-Sé faz balanço positivo do mês de conscientização sobre hipertensão e diabetes

Por EmPauta.net 02/05/2022 - 13:06 hs
Foto: Divulgação Ascom

Durante todo o mês de abril a Prefeitura de Sento-Sé por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma série de ações direcionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento da hipertensão e diabetes. A ação iniciada no dia 08 de abril foi encerrada no dia 28 do mesmo mês e contabilizou mais de 250 pacientes atendidos.

As Unidades de Saúde da Família, na sede e interior do município, ofertaram aos pacientes serviços como: café da manhã sob orientação de nutricionista, triagem com verificação da pressão arterial e glicemia, atendimento médico e de enfermagem nos casos de hipertensão e diabetes, solicitação de exames, entrega de medicamentos, sala de espera com palestras voltadas para o tema, além de avaliação com profissional de educação física.


Francisca dos Anjos compareceu à UBS Maria Rocha para acompanhar o pai que foi passar por atendimento, para ela a ação é muito positiva. “É muito bom chegar no postinho e receber orientações, aprender como prestar mais atenção e cuidar da nossa saúde. Todos os envolvidos estão de parabéns pela realização”, disse Francisca.

O agricultor José Ângelo dos Santos, também foi um dos cidadãos que participou das ações desenvolvidas e fez questão de elogiar os serviços. “Fiquei sabendo que ia ter a ação aqui no Riacho dos Paes, através da Agente de Saúde e fui lá conferir. Fiz exame, passei no médico e só tenho que agradecer por toda a atenção e tratamento dessa equipe maravilhosa”, declarou o agricultor.


“Nosso foco é realizar busca ativa e ofertar diagnóstico e tratamento aos pacientes com hipertensão e diabetes em todo o município, e orientar para a prevenção. Além das ações em cada Unidade de Saúde, também realizamos o Dia D de combate a essa doenças, onde uma série de atividades físicas foram ofertadas, entre outros serviços. A ação foi muito bem recebida pela população sentoseense e o nosso balanço é super positivo”, explica Renata Santos, coordenadora da atenção básica no município.

Fonte: Ascom