Planejamento Estratégico para a otimização da Gestão Municipal é desenvolvido em Sento-Sé

De acordo com o Secretário: "O foco da ação é alinhar o planejamento".

Por EmPauta.net 01/05/2022 - 15:32 hs
Foto: Divulgação Ascom

Com o objetivo de fortalecer e aumentar o desempenho da gestão pública e implantar políticas de desenvolvimento na cidade, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Controladoria Municipal, vem investindo no Planejamento Estratégico dentro da Gestão Municipal.

De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento, João Borges, o foco da ação é alinhar o planejamento de cada secretaria com os controles das peças orçamentarias da gestão municipal, através da orientação no planejamento do orçamento e outras especificidades de cada secretaria, para que a gestão como um todo seja mais eficaz.


“Iniciamos as visitas a cada secretaria na primeira quinzena deste mês onde apresentamos a proposta desse trabalho e começamos a relacionar os objetivos, as metas e as prioridades que deverão nortear o trabalho de todos para otimizar os resultados a serem atingidos”, destaca João Borges.

Para o secretário Municipal de Educação, Jeorge Murilo, a iniciativa é louvável, por propor uma pauta de reorganização na estrutura de funcionamento das secretarias municipais, “uma vez que potencializa o planejamento das ações a serem realizadas em cada setor, com a finalidade de aprimorar o trabalho público tornando o viável e com menos custo fazendo dessa forma melhor uso dos recursos”.


O Controlador Interno do Município, Josedak Santana, explica que a iniciativa surgiu após diagnóstico do Exercício Financeiro de 2021, onde foram constatadas as dificuldades que as Secretarias tinham em elaborar seus Processos Administrativos para aquisições e serviços. “A partir desse diagnóstico iniciamos a oferta de uma série de capacitações para os Secretários e suas equipes de gestão e estamos elaborando um Plano de Capacitação Continuada para todos os servidores que atuam em cargo e/ou função de gestão”, explica o controlador interno, ressaltando outros investimentos da gestão municipal para que a ação alcance o êxito planejado. “A capacitação da equipe gestora é o primeiro passo dentro dessa ação, pretendemos também realizar diversos cursos para os servidores do município nas áreas de Atendimento ao Público, Processo de Humanização, Gestão de Contratos, Licitação, Patrimônio Público, SIAFIC, entre outros. Com as capacitações estamos agregando conhecimento para que todos os servidores desempenhem suas funções e atividades de forma segura e correta, e assim estamos capacitando para servir melhor”. Afirma Josedak Santana.

Ao longo de 2022, palestras, capacitações e reuniões devem acontecer com secretários para identificar oportunidades e ameaças ao desenvolvimento municipal, levando em conta pontos fortes e fracos da gestão.  

Fonte: Ascom