Merendeiras e gestores escolares participam de capacitação em Sento-Sé

Por EmPauta.net 28/04/2022 - 12:01 hs
Foto: Divulgação Ascom

Com o objetivo de aperfeiçoar e atualizar o conhecimento de merendeiras e gestores escolares, sobre os cuidados com a alimentação escolar, aconteceu nesta quarta-feira (27) no plenário da Câmara de Vereadores uma capacitação com todas as merendeiras das escolas municipais de Sento-Sé.

A Capacitação foi realizada pela Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Educação, onde contou com a presença do Secretário Municipal de Educação de Educação, Jeorge Ribeiro e da nutricionista da SME, Rafaella Guerra, que palestrou sobre diversos assuntos tais como: Orientações sobre Alimentação Escolar no retorno às aulas, Uso correto de máscara, Higienização das mãos dos manipuladores, Recebimento e armazenamento de alimentos, Cuidados na distribuição, Atividades de Educação Nutricional e Alimentar, entre outros.


“O objetivo da capacitação, é proporcionar para as merendeiras e os gestores informações, que promovam sempre a qualidade da alimentação servida nas escolas, de forma segura, principalmente nesse momento que ainda vivemos resquícios da pandemia do Coronavírus. Além disso, este encontro é uma oportunidade da integração entre estes profissionais que diariamente desenvolvem um importante papel no município” destacou o secretário Jeorge Ribeiro.

A Nutricionista Rafaella Guerra, ao conduzir a capacitação mostrou aos participantes os cuidados necessários para o correto manuseio e produção da alimentação escolar. “O momento hoje é de orientar para a correta produção da alimentação, desde o recebimento até o preparo, a distribuição, todas as etapas que envolvem esse processo”, explicou a nutricionista.


O evento foi iniciado com uma animada dinâmica de grupo que envolveu todos os participantes. Cada merendeira recebeu um kit com avental, touca e luvas. “Muito bom esse momento, tenho 20 anos na profissão de merendeira e considero esse momento como uma oportunidade para aperfeiçoar meus conhecimentos”, disse Sueli Menezes de Castro, merendeira da Escola Municipal Núcleo Vereador Luiz Antônio dos Reis, localizada na comunidade de Piri.


A gestora do Grupo Escolar Professora América Sento-Sé Valverde, Rosicleide da Silva, também participou da capacitação e considerou de suma importância a ação. “Uma boa alimentação é necessária para que a aprendizagem se concretize como foi muito enfatizado. Portanto, esta reunião foi essencial e gratificante para todos, principalmente para as merendeiras, pois passaram a se sentir integradas e como parte fundamental do funcionamento da escola, e ainda, passaram a conhecer mais dos objetivos educacionais, e assim, acredita-se que agirão no dia a dia da sua função de acordo com os valores e normas estabelecidas”. Pontuou a gestora.

Fonte: Ascom