Kongado fortalece religiosidade e cultura popular em Sento-Sé

Por EmPauta.net 18/04/2022 - 18:25 hs
Foto: Divulgação Ascom

Durante o final de semana foi possível ver e ouvir os devotos de Nossa Senhora do Rosário e de São José em festa pelas ruas de Sento-Sé. Iniciado no dia 19 de março, dia de São José, os festejos do Kongado, uma centenária manifestação cultural do município, realizaram durante o último sábado e domingo (dias 16 e 17) sua tradicional festa.

No sábado de aleluia os Kongos desfilaram e cantaram ao som de tambores seguindo por ruas centrais de Sento-Sé, ate chegar à sede do grupo, situada na praça do bairro Tombador.  No domingo, principal dia da festa, eles estiveram reunidos durante todo o dia em sua sede entoando cânticos, musicas e rituais para baixar à bandeira que foi hasteada no dia 19 de março, dando início a celebração.

“A gestão municipal através da gerência de cultura, busca ao longo dos anos manter viva as tradições regionais em Sento-Sé. Um exemplo claro desse compromisso é a realização das inúmeras manifestações que acontecem no período da Semana Santa, como: A queima do Judas e a Festa dos Kongados, eventos importantíssimos para a manutenção da cultura regional. A Prefeita, Ana Passos, tem um olhar atencioso pra a nossa cultura”. Pontuou o Gerente municipal de cultura, Aedson Nascimento.


A centenária manifestação cultural é celebrada anualmente, em Sento-Sé, preservando assim as tradições da cultura popular religiosa. “É com muita alegria que voltamos esse ano a realizar a Congada, nos últimos dois anos ficamos impossibilitados de realizar devido a pandemia do Covid. Faltam palavras que traduzam a alegria de  voltarmos a dançar e festejar a nossa senhora do Rosario”, explicou o coordenador do grupo e neto de um dos fundadores da manifestação cultural em Sento-Sé, Antônio Marcos da Rocha, popularmente conhecido como Veinho.

De acordo com Rocha, em Sento-Sé o Kongado tem a seguinte composição: Estado Maior, responsável por todo o evento, Chefe do Kongado, que organiza os Kongos,


Organizador da Festa, que se responsabiliza pela cozinha, alimentação e bebidas, os guias que puxam as filas para as danças e os dançantes que seguem os guias nas duas filas. “Esse ano saímos com 42 componentes, já teve anos de sairmos com 50 e até 70 componentes”, destacou.

A Kongada - é um evento que faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que se refere à religiosidade. Esse fenômeno cultural é conhecido como sincretismo religioso: entidades dos cultos africanos eram identificados aos santos do catolicismo. Assim, a Igreja, as autoridades e os senhores de engenho em geral aceitavam ou prestigiavam a solenidade.

Fonte: Ascom