Rússia admite morte de 498 soldados; 1,5 mil militares ficaram feridos

Esta é a primeira vez que o russos admitem, publicamente, baixas entre os soldados desde o início dos conflitos

Por EmPauta.net 02/03/2022 - 15:38 hs

A Rússia anunciou, nesta quarta-feira (2/3), o primeiro número de baixas de soldados das tropas militares que estão lutando na guerra com a Ucrânia. Segundo o Kremlin, desde o início dos conflitos, na última semana, 498 soldados foram mortos e 1,5 mil ficaram feridos, conforme noticiado pela imprensa internacional.

Esta é a primeira vez que o russos admitem, publicamente, baixas entre os soldados. Antes, as forças militares alegavam que o enfrentamento bélico com a Ucrânia não havia resultado em mortes de combatentes do país.

Há, no entanto, uma grande diferença no número de mortos divulgados pelo governo russo e pelo ucraniano. Pela manhã dessa quarta, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que em torno de 6 mil soldados russos foram abatidos pelas tropas militares locais.

Ainda segundo as autoridades ucranianas, os bombardeios russos já provocaram a morte de 2 mil civis. As imagens da explosão na sede do distrito policial e de uma universidade de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, foram as últimas registradas no ataque russo ao país nesta quarta-feira.

De acordo com os ucranianos, 21 pessoas morreram em um dia no local. A Rússia disse ter desembarcado tropas nos últimos momentos em Kharkiv.

Tropas russas aerotransportadas chegaram na madrugada a Kharkiv, segundo o Serviço de Segurança do país. Os ucranianos afirmam que os russos se envolveram em intensos combates com as forças locais.

A Rússia anunciou que fará exercícios com submarinos nucleares e lança-mísseis terrestres. De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, o treinamento será realizado apenas em território russo, e não em terras ucranianas. Os submarinos nucleares navegam nas águas do Mar de Barents, e os lançadores de mísseis estão sendo utilizados na Sibéria.