Putin pede a ministro que forças nucleares entrem “em alerta”

Por EmPauta.net 27/02/2022 - 12:15 hs
Foto: Reprodução

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniu, neste domingo (27/2), com o ministro da Defesa, Serguei Choigu, e do Estado Maior, Dmitry Yuryevich Grigorenko, no Kremlin. No encontro, o mandatário ordenou que os ministros colocassem as forças nucleares em “regime especial de alerta”, conforme divulgado pela agência de notícias russa Tass.

Na avaliação de Putin, as sanções impostas pelos países ocidentais são “ilegítimas”. Durante a madrugada (horário de Brasília), as tropas russas entraram na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv.

“Os países ocidentais não estão apenas aplicando sanções econômicas nada amigáveis. Seus líderes de Estado têm feito pronunciamentos agressivos sobre nosso país. Por isso, ordenei que coloquem as forças de dissuasão da Rússia em regime especial de alerta”, afirmou o presidente.

O gesto de Putin é uma resposta às sanções de países do Ocidente impostas à Rússia, que mesmo assim tem apresentado condições para driblar as medidas restritivas exigidas. A ameaça em apelar para armas nucleares, no entanto, ligou um alerta para o efeito catastrófico que o uso do aparato com grande potencial letal e destrutivo pode causar.

EUA reage

A comunidade internacional reagiu minutos após o anúncio de Putin. Órgãos de segurança dos Estados Unidos já monitoram a situação.

A Casa Branca, sede do governo americano, reagiu à determinação e disse que a medida “obedece a um padrão de fabricação para ameaças que não existem”.

“A Rússia nunca esteve sob ameaça da Otan”, disse o governo americano. Os americanos também disseram que estão abertos a dar mais assistência aos ucranianos. Otan é uma aliança militar de defesa liderada pelos Estados Unidos.

A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Linda Thomas-Greenfield, fez alertas sobre o risco da medida.


“Putin colocar as armas nucleares em alerta, mostra que o líder russo está escalando o conflito de uma maneira que é inaceitável”, criticou.

A Otan anunciou mais apoio à Ucrânia. O secretário-geral da entidade, Jean Stoltenberg, fez um breve pronunciamento logo após o anúncio de Putin.

Repercussão

Por meio do Twitter, o pesquisador Pavel Podvig, especialista em estudos sobre a força nuclear russa, afirmou que a fala de Putin é uma “clara e explícita ameaça nuclear”.

“Isso me deixa preocupado. O Kremlin não tem boas saídas neste momento e está olhando para uma ameaça ao estado atual”, pontuou o especialista.

Fonte: Metrópole