Enquete aponta desconfiança da população no caso Beatriz Mota

Por EmPauta.net 14/01/2022 - 16:02 hs
Foto: Reprodução

O caso Beatriz Mota está longe de ter um real desfecho aceito pela comunidade. Lembrando rapidamente do caso: a Jovem Beatriz Mota foi assassinada no ano de 2015, com inúmeras facadas, durante uma festa, dentro de uma escola particular na cidade de Petrolina/PE. E, até hoje, os pais e a sociedade esperam por uma resposta de quem é, ou quem  são os assassinos desse crime bárbaro.

Com o anúncio da identificação do autor do crime, ocorrido através de DNA, acreditou-se que, finalmente essa tragédia teria a resposta que os pais e a população aguardam.

Acompanhando muitas queixas e dúvidas da sociedade, bem como dos próprios pais da Beatriz; tendo a genitora declarado "não estar convencida com a história apresentada", o Portal Empauta abriu uma enquete no Googleforms com 04 perguntas, onde 1.611 pessoas participaram.

A ENQUETE

Na enquete, perguntamos: "Você acredita que o acusado, Marcelo da Silva, é realmente o verdadeiro autor?" - 1.572 Pessoas responderam a esta pergunta. Sendo que: 1.250 responderam que Não Ou seja: 79,5% não acredita que Marcelo da Silva seja o verdadeiro autor. Para o SIM, que acreditam que o preso seja o verdadeiro autor, 322 pessoas concordam. O que corresponde a 20,5%.


Na segunda pergunta, "Você sente confiança na versão apresentada?" - 1.579  votos foram contabilizados, sendo que 1.514 responderam que "Não" - Ou seja: para 95,9% dos votantes não acreditam na versão da SDS. Aqueles que acreditam correspondem a 4,1%, com apenas 65 votos.


Na terceira questão, perguntamos: "Você acha que tem algo ou alguém está por trás do acusado?" O total de respostas foram de 1.596 e desse total, 97,2% (1.548 votos) acreditam quem SIM - que tem algo ou alguém por trás do acusado. Apenas 44 votos (2,8%) não acreditam que tenha algo ou alguém por trás do acusado.


Encerrando a enquete, perguntamos: "Os pais de Beatriz devem continuar buscando respostas para o crime? 1.596 Pessoas responderam que SIM. Ou seja: 98,4% acreditam que os pais de Beatriz devem continuar buscando respostas para o crime. Apenas 26 pessoas, que corresponde a 1,6%, acham que os pais NÃO devem ir em busca de mais respostas.


DADOS SOBRE A ENQUETE

As respostas das questões na enquete não eram obrigatórias. Dessa forma, algumas não foram selecionadas.  Na primeira questão, 39 pessoas não responderam; na segunda questão, 32 pessoas também não responderam; na terceira: 19 pessoas ficaram sem responder e na quarta e última: 15 participantes não responderam.

A enquete foi de iniciativa informal do portal para obter o real sentimento da sociedade em geral quanto ao caso Beatriz Mota. Não tem base oficial, a votação foi espontânea e não foi solicitada por qualquer outra pessoa (parentes ou envolvidos no fato). Temos posse de todas as respostas e uma planilha com todos os votos registrados online, através do GoogleForms, com data e hora em que o voto aconteceu. Para a votação, não foi solicitada a identificação.

Declaramos também que o Portal Empauta apenas cumpre com objetivo de fazer parte da sociedade que busca a informação e trabalha levando ao público os relatos e fatos do cotidiano.

Fizemos contato com Lucinha Mota, mãe da Beatriz Mota, para comentar a enquete, mas até a publicação não obtivemos resposta.

Da Redação