Salvador tem número alarmante de doentes graves com AVC, infarto e câncer

O medo de contaminação pelo coronavírus teria feito com que os doentes não buscassem atendimento médico

Por EmPauta.net 22/12/2021 - 13:31 hs
Foto: Reprodução

O sistema público de saúde de Salvador está com um grande número de pessoas com AVC, infarto e câncer em estado grave. Segundo o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, o medo de contaminação pelo coronavírus teria feito com que os pacientes não buscassem atendimento médico e o quadro se agravasse.

Prates disse que a situação é crítica e lamentou a redução do número de vagas para internamento de pacientes não-Covid-19, já que foi preciso aumentar o espaçamento das camas para proteger as pessoas do coronavírus e isso acabou diminuindo o número de leitos disponíveis. Também por isso a regulação tem demorado ainda mais em Salvador.

Em entrevista ao Balanço Geral desta quarta-feira (22), o secretário alertou que o cenário pode piorar se o surto de gripe continuar e se somarem a isso o crescimento de casos de Covid-19 e de casos de dengue. “Nenhum sistema público ou privado de saúde vai aguentar uma situação dessas. Saúde pública é todo mundo junto, cada um precisa fazer sua parte”, avisou Prates.

Fonte: BNews