Estado terá de fornecer canabidiol para tratamento de criança com autismo severo

Por EmPauta.net 02/12/2021 - 01:13 hs
Foto: Reprodução

O governo do Estado de Santa Catarina terá que fornecer canabidiol para o tratamento de um menino de 4 anos, morador de Blumenau, que possui autismo severo, epilepsia, convulsões e crises anafiláticas. Uma decisão da Justiça de SC, em ação movida pela núcleo municipal da Defensoria Pública (DPE-SC), garantiu o benefício.

Por conta de todos os problemas causados pela doença, como alucinações, automutilação e etc, Davi Lemke precisa tomar esse e outros medicamentos que não são disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em recente reportagem foi contado o drama vivido por Jéssica Lemke, mãe do pequeno Davi, que estava sem condições para custear os remédios necessários. Ela abriu uma vaquinha na internet, organizou rifa e até vendeu doces para conseguir comprar o medicamento, único que fez o menino ficar bem.

“Desde o dia 14 de setembro, quando iniciou a tomar o remédio canabidiol, não ocorreu mais nenhuma crise convulsiva e nem crise epilética. Sem contar que está dormindo a noite toda, coisa que eu e meu esposo já não sabíamos o que era. Quando eu mais precisei muitos me ajudaram. O mundo ainda tem esperança. Não tenho nem palavras pra agradecer”, disse Jéssica.

A determinação da Justiça aponta que o Estado tem 10 dias – a partir da notificação – para fornecer as primeiras doses do remédio. Porém, como se sabe que não terão capacidade para disponibilizar imediatamente, terão que encaminhar R$ 38.101,44 para à família conseguir comprar os medicamentos por seis meses.

“É uma minha alegria e uu alívio saber que a juíza já assinou o tratamento do meu Davizinho”, disse Jéssica.

Fonte: O Município de Blumenau