Comitê Gestor Intersetorial de Sento-Sé dialoga sobre aumento de casos ativos de COVID-19 no município e impactos na retomada das aulas

Por EmPauta.net 21/10/2021 - 12:41 hs
Foto: Divulgação Ascom

O Comitê Gestor Intersetorial da Prefeitura de Sento-Sé esteve reunido, na tarde desta quarta-feira (20), para dialogar sobre a continuidade da retomada das aulas semipresenciais, uma vez que os últimos Boletins Epidemiológicos divulgados apresentaram um aumento significativo de casos ativos de COVID-19.

O debate foi conduzido pelo secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, dos Conselhos de Acompanhamento e  Controle Social do FUNDEB (CACS), Municipal de Saúde, Municipal de Educação (CME) e de outras entidades ligadas à educação.

Durante a reunião foram apresentados aos participantes os dados referente a ocupação dos leitos de UTI na região, que está em 43%, dado que assegura a continuidade das aulas semipresenciais, e o comitê deliberou de forma unanime, manter a suspenção da retomada das aulas para a educação infantil (creche e pré escola) até que o número de casos ativos de COVID -19 seja normalizado. Para as demais etapas de ensino as aulas semipresenciais continuam no mesmo formato, 50% tendo aulas na segunda, quarta e sexta e os outros 50% na terça e quinta, na semana seguinte os dias são invertidos entre os dois grupos.


“Continuamos atentos e garantindo toda a estrutura necessária, com cuidados redobrados, seguindo os Protocolos de Biossegurança e Pedagógico a fim de manter a continuidade das aulas semipresenciais para o Ensino Fundamental I e II. Vamos continuar monitorando o número de casos ativos e também a ocupação de leitos de UTI na região para definirmos o retorno das aulas para a Educação Infantil. Estamos vivendo um momento crítico na pandemia e contamos com a sensibilização de toda a população para tomar os cuidados necessários para que a situação seja normalizada e as aulas na rede municipal de ensino voltem ao seu formato tradicional”, destacou o secretário de educação, Jeorge Ribeiro, avaliando que a reunião foi muito produtiva “uma vez que várias dúvidas foram esclarecidas, várias informações relevantes foram apresentadas aos integrantes do Comitê e todos puderam  discutir e opinar sobre o assunto”, acrescentou o secretário.

A Diretora de vigilância em saúde do município, Geiseane Lopes, destacou a importância do Comitê existir e contar com representação de profissionais de várias áreas. “A reunião de hoje foi para fazer um balanço, um levantamento de como está o panorama da COVID-19 no município. E aproveitamos também para fortalecer a informação de que todos precisam manter os cuidados e a Rede Municipal de Ensino intensificar ainda mais as medidas de segurança estabelecidas em protocolos”. Pontuou Geiseane Lopes.

O presidente do CACS Fundeb, Reinivaldo de Oliveira, participou da reunião e considerou pertinente e positiva a reunião. “Neste delicado momento de aumento de casos da COVID-19, a reunião foi gerenciada de forma qualitativa e direta.  Se definiu redirecionamentos e estratégias  com representações dos diferentes segmentos da  sociedade para se combater o aumento de casos. Com enfoque no Protocolo de Biossegurança, analisando com detalhes para se atuar de forma mais efetiva nas escolas. A Gestão municipal acertou quando instituiu esse comitê, pois é um espaço para se alinhar tomadas de decisões com intercambiação de instituições, conselhos, sindicatos e secretarias municipais”, declarou. Para o presidente do CME, Domingos João dos Santos, o ponto mais positivo da reunião foi os esclarecimentos acerca dos protocolos estabelecidos. “A reunião deixou claro que devemos observar e tomar como base os protocolos de Biosseguranca e Pedagógico. Esse momento é de conscientização de todos, e cada escola deve buscar oferecer segurança aos alunos e a todos que estão na escola”, disse o presidente.

Fonte: Ascom PMSSE