Sento-Sé lembra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência realizando de Roda de Conversa

Por EmPauta.net 22/09/2021 - 13:57 hs
Foto: Divulgação Ascom

Buscando conscientizar os brasileiros sobre a importância do desenvolvimento igualitário e inclusivo e dar voz às pessoas com deficiência, em 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para celebrar a data a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta terça-feira (21), uma Roda de Conversa alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa Deficiente. O evento aconteceu na Escola Municipal Nova Canaã, e contou com a participação de pessoas com deficiência, cadastradas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Com o tema “Compartilhando Experiências” a ação mediada pelo Pastor Adélio Junior, que tem deficiência visual, promoveu um espaço de fala e escuta das histórias de vida das Pessoas com Deficiência, possibilitando a identificação de ações que possam ser desenvolvidas em prol desse público.

“O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é um dia marcante, parabenizo a equipe Creas e de toda gestão municipal, pela iniciativa e por todo trabalho de assistência ofertado a esse público. Para mim é muito importante dividir com outros deficientes conhecimentos sobre o que é a deficiência, e a ideia de que todos nós precisamos lutar por nosso espaço e por melhorias das políticas de acessibilidade. Celebramos os grandes avanços alcançados até aqui, mas também é preciso nos manter atentos a efetiva aplicação da Lei Brasileira de Inclusão, para que as pessoas com deficiência possam exercer plenamente a sua cidadania”, destacou o mediador da Roda de Conversa, Pastor Adelio Júnior.


Dona Ivonete Simplício hoje depende de uma cadeira de rodas para se locomover, devido uma deficiência física, sequela de um AVC. Ela participou do momento, e afirmou que o direito à acessibilidade está intimamente ligado aos demais, pois afeta a condição de exercê-los. “Considero que, se cada pessoa tiver informação e atitude, a sociedade se tornará inclusiva de fato. Por isso momentos como esse que estamos participando são tão importantes, pois alia à informação a discussão”, declarou a participante.

O Dia - Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. O objetivo é conscientizar cada vez mais a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e serve de momento para reflexão e busca de novos caminhos e formas de divulgação das lutas por inclusão social.

Fonte: Ascom PMSSE