Homem detectado com variante Delta em Feira de Santana não tinha se vacinado contra Covid-19

Por EmPauta.net 27/08/2021 - 16:11 hs
Foto: Itamar Crispim/Fiocruz

Um homem de 51 anos, que ainda não recebeu nenhuma dose da vacina contra a Covid, foi o primeiro caso da variante Delta, diagnosticado em Feira de Santana, localizado a cerca de 100 km de Salvador. Segundo a prefeitura do município, os primeiros sintomas surgiram em 20 de julho. A Prefeitura de Feira investiga a possibilidade de transmissão comunitária.

Leia mais:

Baianos infectados com variantes estavam circulando entre outras pessoas, diz secretária

“O paciente mora sozinho, não precisou ser internado por ter sintomas leves e até o momento não houve caso ativo em pessoas próximas a ele. Ele não tem histórico de viagem, nem contato com alguém que viajou. Ainda assim, a Vigilância Epidemiológica iniciou as investigações para determinar se há transmissão comunitária no município”, informa a infectologista Melissa Falcão, coordenadora do Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (27).

O prefeito Colbert Filho informou que será feita a intensificação da vacinação na região. Ele também anunciou que solicitou mais vacinas contra Covid para aplicação da primeira dose e aumentou a capacidade de realização do exame RT-PCR, de diagnóstico para a doença.

“Chamo a atenção da população para o uso da máscara. Soubemos que essa pessoa diagnosticada com a variante era indisciplinado com o uso da máscara, o que permitiu o contágio”, alertou o prefeito.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou nesta quinta-feira (26), por meio de sequenciamento genético, três amostras da variante indiana da Covid-19 (Delta) e uma sul-africana (Beta) no estado. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), além do caso de Feira, dois tripulantes de um navio com bandeira estrangeira testaram positivo para a variante Delta e Beta, e o outro é morador de Vereda.

Fonte: BNews