Campanha de vacinação antirrábica é iniciada em Sento-Sé

Por EmPauta.net 23/08/2021 - 20:44 hs

Cães e gatos podem ser vacinados contra a raiva a partir desta segunda-feira (23), na zona rural de Sento-Sé. Este é o primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica, promovida pela Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal da Saúde que segue até o dia 30 de setembro.

As primeiras localidades do interior contempladas são: Ilhas e região e Quixaba, nesta segunda-feira (23); Ilhas e região, Bazuá e Brejinho, na terça-feira (24); Ilhas e região e Itapera, na quarta-feira (25); Piri, na quinta-feira (26) e Retiro de Cima, Cabeludas, Limoeiro e Sitio, na sexta-feira (27). Já na sede de Sento-Sé a campanha começa na quinta-feira (26), atendendo o centro, na Praça Central.

A expectativa é imunizar cerca de 4.150 cães e 1.125 gatos. Podem ser vacinados animais a partir dos três meses de idade, transportados de maneira segura, em coleiras ou correntes e se possível com focinheira, conduzidos por um maior de idade, que esteja usando máscara.


Segundo a médica veterinária responsável pela campanha em SentoSé, Yasmin Guerra, semanalmente será informado um calendário com os pontos de vacinação, tanto para a sede como para o interior. “Nessa semana estamos começando na sede pelo bairro centro, mas até o final da campanha as equipes passarão por todos os bairros. Da mesma forma será no interior, a cada dia da semana as equipes passam por uma localidade diferente” explica a coordenadora, convocando a todos os donos de cães e gatos do município a levarem seus animais para vacinar. “É muito importante que todos levem seus animais de estimação, com idade acima de 3 meses para vacinar. A vacina antirrábica é a principal forma de previnir a circulação do vírus e proteger seus pets. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados no combate e prevenção da doença”, disse Yasmin Guerra.

Fonte: Ascom