Agricultores Familiares de Piçarrão aprovam atendimento da Secretaria de Agricultura na comunidade

Por EmPauta.net 20/08/2021 - 18:56 hs
Foto: Divulgação/Ascom

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca vem realizando o cadastramento e recadastramento no Programa Garantia Safra 2021/2022, bem como a regularização da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) dos agricultores familiares de todo o município. Nesta sexta-feira (20), para alcançar uma maior adesão dos agricultores e garantir que eles tenham acesso aos benefícios, a equipe da secretaria realizou os serviços de cadastramento no distrito de Piçarrão.

Dona Renilde da Silva, agricultora familiar, tem a sua roça localizada na comunidade de Brejo da Martinha, distante cerca de 100 Km da sede do município, ela conta que hoje saiu cedo de sua casa para aproveitar a ação do município e dar entrada na sua DAP  e fazer seu primeiro cadastro no Garantia Safra. “Se não houvesse o atendimento aqui no distrito eu nunca ia dar entrada nesses programas, pois a cidade fica longe e não tenho condições de arcar com o custo da passagem e alimentação para ir até lá. É muito bom poder contar com essa atenção da prefeitura”, disse dona Renilde.


Já a agricultora Eulina Rocha, tem sua propriedade na sede do distrito de Piçarrão, onde planta milho, feijão e mandioca. Para ela a vinda do atendimento para o distrito deixa tudo mais fácil. “Hoje vou renovar minha DAP e ver como está a minha situação no Garantia Safra, pois muitas vezes minha família depende desse recurso para sobreviver, uma vez que a longa estiagem nos faz perder tudo que plantamos. Adorei a vinda deles para cá, facilita a nossa vida”, declarou a agricultora.

De acordo com o secretário, Sandro Jatobá, cerca de 400 agricultores familiares foram atendidos não só para fazer o cadastramento no Garantia Safra, mas também para consultar e regularizar da DAP. “A gestão municipal vem buscando cada vez mais fazer com que os agricultores do nosso município tenham acesso as políticas públicas existentes, através das mais variadas ações. E hoje trazer o atendimento da secretaria para o distrito é uma dessas ações”, explica o secretário, Sandro Jatobá, destacando que a ação contou com a parceria “do vereador Robinho e da BahiaTer que enviou o Coordenador Técnico do SETAF Sertão do São Francisco, Luandson Alves, para realizar os atendimentos referentes as DAP’s, uma vez que os municípios não têm autonomia para expedir a declaração”. Pontuou o secretário.


Fonte: Ascom