Em Sento-Sé agricultores já cadastrados no Garantia Safra são convocados e inicia novos cadastros

Por EmPauta.net 29/07/2021 - 18:56 hs
Foto: Ilustrativa

A Prefeitura Municipal de Sento-Sé por meio da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca está convocando os agricultores cadastrados no Programa Garantia Safra no biênio 2020/2021 para comparecerem a sede da secretaria, que está localizada à Rua da Usina, sem N°, centro (no fundo do SAAE). A convocação tem como objetivo conferir se os agricultores constam na lista dos já cadastrados para o biênio 2021/2022, uma vez que devido a pandemia o Programa usou como base o cadastro do ano anterior.

Além de realizar o atendimento dos agricultores já cadastrados no programa a equipe da secretaria também está fazendo novos cadastramentos. Os interessados em fazer o primeiro cadastro devem levar a Cópia da Declaração de Aptidão no Pronaf (DAP), RG e CPF. O prazo para qualquer uma das ações vai até o dia 21 de setembro, e o atendimento acontece das 8h às 13h.

 De acordo o Técnico de Sistemas da secretaria, João Paulo Moraes, um relatório enviado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, aponta que pouco mais de 1.600 agricultores em Sento-Sé já estão cadastrados. “Essa convocação é justamente pra informar a todos eles, deixá-los cientes se já estão cadastrados ou se precisam fazer o cadastro, uma vez que eles ficam ansiosos no aguardo desse cadastramento. Então com base no cadastro já existente, nos novos cadastros em andamento, em outubro ao finalizar todo o processo sai o resultado dos que estão aptos ou não a receber o benefício”, explica o técnico.

O Garantia-Safra - é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil. Tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão e etc. São aderidos ao programa, os municípios que tiverem a perda de pelo menos, 50% do conjunto dessas produções, ou de outras a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico. Atualmente prevê o repasse de R$ 850, 00 que tem sido disponibilizado em parcela única, devido à pandemia da Covid-9.

Fonte: Ascom