Presidente do PSL garante total apoio a pré-candidatura de Datena à presidência

Por EmPauta.net 08/07/2021 - 14:24 hs
Foto: Reprodução

Luciano Bivar, presidente nacional do PSL e deputado federal, garantiu que o apresentador José Luiz Datena, recém-filiado ao partido, terá apoio total da legenda em sua pré-candidatura à presidência. Recentemente, Datena deixou o MDB e se filiou ao PSL com o intuito de disputar a eleição presidencial de 2022.

Em comunicado divulgado, Bivar afirmou que o apresentador está devidamente filiado ao partido e garantiu que a Executiva Nacional da legenda apoia a candidatura. Além de uma eventual candidatura à Presidencia, o nome de Datena é cotado para disputar o governo de São Paulo ou o Senado em 2022.

A filiação do apresentador ao PSL sepultou qualquer possibilidade de retorno do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que em 2018, foi eleito pela legenda, contudo, deixou o partido em novembro de 2019.

Desde então, o presidente tentou fundar seu próprio partido o Aliança pelo Brasil, mas o projeto parece ter sido abandonado. Dentre os cotados para abrigar Bolsonaro para a eleição, três partidos surgem com mais destaque: Brasil 35, antigo Partido da Mulher Brasileira (PMB); Patriotas, onde o senador Flávio Bolsonaro se filiou, contudo, rachas internos na legenda dificultam a entrada do clã Bolsonaro; e o PTB, comandado nacionalmente pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson.

Parlamentares próximos ao presidente relataram ao BNews, em condição de anonimato, que não enxergam com bons olhos a filiação do presidente a um partido tido como menor e sem grande destaque. Outra insatisfação levantada pelos parlamentares é de que a demora do presidente em anunciar seu destino prejudica os relacionamentos dos aliados em suas bases eleitorais.

A avaliação de parlamentares é que com o retorno da elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria necessário que Bolsonaro estivesse em um partido estruturado. As pesquisas realizadas indicam que o petista venceria o atual presidente num eventual segundo turno.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina que para concorrer a cargo eletivo, o candidato deve estar filiado ao partido no mínimo seis meses antes do pleito. Ou seja, Bolsonaro tem até março de 2022 para anunciar sua nova legenda.


Candidato de Bolsonaro na Bahia

Apontado como pré-candidato ao governo da Bahia, o ministro da Cidadania João Roma (Republicanos) negou que irá deixar a legenda e se filiar ao PTB para disputar o pleito. O Republicanos está fechado com o ex-prefeito de Salvador e virtual pré-candidato ao governo ACM Neto (DEM).

"Sou do Republicanos e não existe nenhuma conversa de mudança partidária", afirmou o ministro ao BNews. 

Nesta terça-feira (6), o presidente da executiva nacional do PTB, Roberto Jefferson, e o presidente estadual, Gean Prates, estiveram com Roma em Brasília. O ministro assegurou que a legenda irá apoiar o "candidato de Bolsonaro na Bahia".

Cumprindo agendas ministeriais pela Bahia, Roma tem aproveitado para buscar conquistar aliados do demista no estado. O deputado federal licenciado e Neto estão rompidos desde que Roma aceitou o cargo. 

Fonte: BNews