Mais de 80% das grávidas e puérperas foram vacinadas com primeira dose contra COVID em Petrolina

Por EmPauta.net 17/06/2021 - 17:40 hs
Foto: Divulgação/Ascom

Em dois meses, a Prefeitura de Petrolina imunizou mais de 80% das grávidas e puérperas com a primeira dose da vacina contra a covid-19. A Secretaria de Saúde montou uma força-tarefa e imunizou mais de 3 mil mulheres. A vacinação ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde do município e no polo do Sesc, no Centro.

A médica obstetra e diretora do Centro de Parto Normal, Renata Teixeira, esclarece a importância da vacinação “A taxa de mortalidade materna por covid-19 é muito alta, a cada 10 mulheres que morrem com o vírus, 8 são brasileiras. Mas, temos uma notícia boa para isso, o nosso município há dois meses está ofertando essa vacinação para esse grupo de risco, e os benefícios dessa imunização são muitos, então você, que ainda não se vacinou, procure um polo de vacinação mais próximo da sua casa, acredite, vacina salva vidas” destaca.

A puérpera, Amanda Oliveira, também relata que tomou a decisão certa ao escolher se imunizar. “Para mim, foi extremamente gratificante e também marcante poder me imunizar gestando meu filho, visto que, estamos vivendo um momento tenso em relação à doença, não só na nossa cidade, como no Brasil todo. Me informei muito em relação aos prós e contras e com toda a certeza, as vantagens se sobressaíram ao medo de me imunizar. Sem sombra de dúvidas me sinto mais tranquila agora, apenas aguardando a minha segunda dose. As mamães gestantes e purpúreas, aconselho se informarem e verem os benefícios de receberem a vacina, aproveitando a oportunidade que nossa cidade está proporcionando” destaca.

A vacinação ainda segue durante a semana no polo do SESC, no Centro. Para ser vacinado é necessário realizar um cadastro no site: vacinacaopetrolina.tisaude.com. Além disso, ao se dirigir ao polo para imunização é obrigatório portar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e uma declaração atestando que faz parte deste grupo prioritário. A vacinação ocorre das 8h às 17h.

Fonte: Ascom