A vida é muito curta para passar roupa?
Por Mônica Coimbra
Quando preparava essa coluna, me deparei com vários comentários em publicações falando sobre o assunto como algo que, nos tempos de hoje, não deve mais acontecer nas nossas casas. Vamos lá!
Quem gosta de vestir uma roupa limpa, perfumada e passada? E, ao ver uma pessoa com esse visual, qual a sua impressão?
Vivemos num mundo em que a aparência é extremamente importante, desde o início dos tempos, uma boa aparência requer uma roupa bem passada.
Uma das tarefas mais difíceis, e chatas, dos trabalhos domésticos são: passar roupa e lavar louça - elas andam de mãos dadas. E, normalmente, é uma tarefa que acaba sendo deixada de lado. O que leva ao acúmulo.
Se você é do time que não passa roupa, tudo bem, tem o meu respeito, mas, para quem busca uma organização nos armários, passar roupa ajudaria ou não na organização e na otimização dos espaços?
Não vou entrar no mérito de quem passa ou não passa, quem faz esse serviço em casa se é o homem ou a mulher, se é o funcionário ou não, aqui falamos sobre a organização.
Você acha que é uma perda de tempo ficar passando roupa para depois amassar? Ou guardar tudo nos armários e só passa na hora de sair?
O que acaba acontecendo: passa uma determinada peça para sair, desiste, não gosta do resultado e aí vai escolhe outra no armário, passa o ferro, desiste, não deu certo, e vai em busca de outra…
Além de ser mais desgastante, a perda de tempo é visível. Analise dentro da sua realidade se seria melhor reservar um tempo para deixar suas peças passadas ou não.
Os médicos são unânimes ao afirmar que passar roupa dos bebês ajuda a prevenir possíveis irritações e alergias na pele, as altas temperaturas ajudam a eliminar germes e bactérias (Fonte: Revista Crescer)
Existe algumas técnicas que sendo aplicadas irão facilitar na hora de manusear as peças e deixá-las prontas para o uso:
Na hora da lavagem não exagere quando lavar roupa na máquina, respeite o limite. Quanto mais roupa, mais elas serão compactadas e consequentemente saem mais amassadas.
Na hora da secagem, pendure em cabides as camisetas e camisas. Isso ajuda para quem gosta ou não de passar roupa.
Retire as peças do varal e já dobre, assim, elas amassam menos e você já faz a separação do que guardar sem passar e o que precisa ser passado
Toalhas de banho não precisam de ferro. Com o tempo as fibras vão queimando, sabe aquela sensação que a toalha está arranhando? São as fibras queimadas.
Aproveite para ouvir música, assistir algo que você queria já há algum tempo. Aproveite esse tempo para algo proveitoso.
Invista em um ferro e tábua de passar. Esqueça a cama e a mesa da sala.
Prefira os tecidos que não amassam: tactel, microfibra, poliéster, nylon, suplex e elastano. Os tecidos que mais amassam são linho, seda, algodão e viscose.
O mais importante disso tudo é identificar como funciona sua rotina, se é possível ou não você realizar essa tarefa ou contratar um serviço para tal.
A organização não tem fim e dá trabalho para aqueles que querem tudo muito fácil.
Roni Figueiredo - Coluna Social
Mônica Coimbra - Um lar seguro e aconchegante para os mais experientes