A evolução da mulher como dona de casa
Por Mônica Coimbra
O papel da mulher, como dona de casa, vem evoluindo a cada ano, o que é percebido e vivenciado, pois, não está restrito apenas na administração do lar, filhos, limpeza e organização. Ela não admite mais que os homens não se envolvam nas tarefas domésticas e nos cuidados com os filhos. As responsabilidades e obrigações não são mais exclusivas dela. Homens podem e devem assumir o papel como parceiros no lar.
Todos nós, de certa forma, somos donos de casa. Afinal, quem mora em uma casa é dono de casa independente da sua ocupação ou profissão.
Essa evolução inclui:
Empoderamento e autonomia
A valorização da sua própria autonomia, busca o empoderamento em sua vida doméstica. A mulher assume o controle de suas responsabilidades e toma decisões as conscientes sobre o gerenciamento da casa. Entretanto, não permite mais que as obrigações das tarefas domésticas sejam exclusivas dela, buscando uma divisão justa e equilibrada com o parceiro ou a família.
Multitarefa eficiente
Tem a capacidade de equilibrar várias responsabilidades, gerencia casa, filhos, carreira.
Busca por eficiência e tecnologia
Aproveita as novas tecnologias, os avanços na limpeza e organização doméstica para aumentar a eficiência. Ela utiliza produtos e equipamentos inteligentes, aplicativos móveis e soluções práticas para otimizar suas tarefas diárias.
Sustentabilidade e consciência ambiental
Valoriza a sustentabilidade e adota práticas ecologicamente conscientes em seu estilo de vida. Ela se preocupa com a redução do desperdício, o uso responsável de recursos naturais e a escolha de produtos de limpeza ecológicos e sustentáveis.
Criatividade e flexibilidade
Está sempre em busca de soluções personalizadas e adapta-se às mudanças nas necessidades e demandas de sua família.
Encontra sempre maneiras inovadoras de tornar a vida doméstica mais eficiente e agradável.
Autocuidado e bem-estar
Reserva tempo para si mesma, cuidando de sua saúde física, mental e emocional, porque ela sabe da importância do autocuidado e do bem estar pessoal.
Valorização do trabalho doméstico
Busca o respeito e o reconhecimento de sua contribuição para o bem-estar de sua família e do lar. O seu papel no trabalho doméstico não é menos significativo do que qualquer outra atividade profissional.
Reconhecer e valorizar essas transformações contribuem para uma vida mais equilibrada e alinhada às suas necessidades.
A mulher moderna assume seu papel de dona de casa, delega tarefas, encoraja e cobra a participação do seu parceiro e da família nas atividades do lar.
Caso você se perceba com essas características, parabéns! Continue assim, sempre em busca da sua autonomia, parceria e autocuidado.
Até a próxima!
Roni Figueiredo - Coluna Social
Mônica Coimbra - Um lar seguro e aconchegante para os mais experientes