A volta de Bolsonaro é boa para Democracia no Brasil de hoje

Por Pr. Teobaldo Pedro

Por Pr. Teobaldo Pedro 04/04/2023 - 22:16 hs

Apressados dizem que o Brasil não tem Democracia. Mas tem! Ela é feita de pessoas! Algumas de centro, umas de esquerda, há outras de direita e uma multidão de flutuantes que oscilam entre todas. O fato é: Sim, nós temos Democracia! Porém, ela de fato está ameaçada. Não pelos atos isolados ocorridos em Brasília em 8 de janeiro. A ameaça vem muito mais de um totalitarismo ideológico que tenta asfixiar o contraditório, desmobilizando os movimentos de oposição e até criminalizando pensamentos e posicionamentos opostos.

Um grupo dominante de plantão que assim proceder poderá ser facilmente enquadrado como o distópico e antidemocrático. Nos últimos 4 anos o Brasil teve um Governo de centro-direita o qual discordou das teses da esquerda sem jamais proibir a mesma de se expressar. Sem se aparelhar a Mídia ou outros setores para se tornarem estes os seus soldados ideológicos, ou os perseguidores cruéis e "fechadores" de órgãos de Mídia por serem de oposição.

Contudo, com somente alguns poucos meses da Gestão de um novo Governo no Brasil, nós já vemos e percebemos  surgirem preocupantes sinalizações que podem descambar na direção do que descrevemos acima e isso não seria bom para ninguém. A existência de força de oposição é sempre saudável para qualquer Democracia. Serve como alerta e vigilância para não o ocorrerem autoritarismos, como os que já vemos em outras Democracias latino-americanas, atualmente 

Tentar calar a voz dos que hoje pensam diferente, seja por uma orquestração midiática ou de qualquer outro recurso, depõe contra a sensatez de quem se diz defensor da Justiça, do respeito pleno e da igualdade de direitos. Cabe aqui uma reflexão serena e desapaixonada por parte dos que estavam fora do Poder Central, recentemente, os quais agora o detém: Abrir-se precedentes de julgamento por posicionamento ideológico de oposição poderá, isso sim, por em permanente e crescente risco a saúde Política da Democracia Pós-Constituinte. E, aí sim estaríamos todos nós em perigo. E isso não nos seria algo bom. Ter uma oposição viva e ativa é saudável para qualquer Governo democrático. E nos últimos quatro anos se permitiu isso, tendo absoluta Liberdade. Oposição saudável debate ideias, apresentando novas alternativas, pois a existência do contraditório ético enriquece qualquer debate.