Renove a mente e obtenha novas conquistas

Por Pr. Teobaldo Pedro

Por Pr. Teobaldo Pedro 02/01/2023 - 19:25 hs

O território mais inóspito, aventureiro, desafiador, intrigante e instigante que existe, com toda certeza, é a nossa mente. Lá residem as idéias, pensamentos, desejos e sonhos, muitos desses conflituosos entre si e por isso mesmo tornam a mente no mais belicoso campo de batalha e no ambiente mais hostil à nossa própria sanidade e boa estrutura psico-emocional. Freud não foi o primeiro e nem o último homem a se preocupar em estudar, analisar e tentar compreender a mente humana. Muitos o antecederam, sucederam e ainda o sucedem, sem que nenhum destes, no entanto, elucide o grande mistério da vida de forma cabal e completa.

Ocorre que cada ser humano é único e cada fato possui um significado e relevância intrínseca, profundamente pessoal, na vida de cada ser. O fato que para alguns passa batido como corriqueiro e sem valor, ganha enorme significação na história de vida de alguns. Assim, todos nós, de algum modo, somos prisioneiros de emoções não tratadas, feridas não curadas e frustrações por sonhos não alcançados. Tal realidade acaba por nos impor uma limitação de alma e uma incapacidade latente de ousar sonhos mais altos e se atrever a conquistas mais audaciosas.

Neste caso só nos restam duas opções possíveis.  A primeira seria a conformação, acreditando que nada que façamos poderá mudar em nada a nossa realidade de vida. Tais pessoas passam pela vida sem esperança, vazias de propósitos, estéreis de sonhos, são profundamente infelizes e frustradas consigo mesmas, porquanto não conseguiram conquistar nada do que realmente queriam. 


Acontece de gente assim se tornar amarga e especialista em sepultar sonhos alheios pela palavra pessimista que sempre apontará caminhos perigosos eliminando, deste modo, a possibilidade de que outro seja feliz naquilo que ele não foi. A outra opção, esta sim bastante positiva e produtiva, é acreditar que você nasceu vencedor. Isso mesmo, vencedor. Para existir venceste a corrida dos espermatozóides. Agora resta vencer as outras corridas que a vida lhe propôs, sendo que a principal delas é não desistir de prosseguir. Paz!