Moqueca de Siri catado

Por Sílvio Ranzuny

Por Silvio Ranzuny 23/06/2022 - 17:20 hs

A história da moqueca tem base em técnicas nativas dos ameríndios, que foram se transformando em cada região e em muitas delas através das mãos de mulheres negras cozinheiras. A origem do nome tem tantas variações quanto o próprio prato.

Vários documentos históricos da época colonial nos relatam sobre o nome, que tem origem na palavra em tupi moquém, uma fogueira usada para defumar carne ou peixe, sobre a qual os índios assavam as carnes dentro de folhas de bananeira ou de palmeira. No livro "A  Arte Culinária na Bahia", Manuel Querino fala muito sobre a influência dos africanos na alimentação do Brasil. Inclusive fala sobre nossas moquecas.

Hoje, trago para vocês a receita de uma moqueca sem frescura e sem segredo.

Moqueca de Siri Catado

Ingredientes:

1Kg de siri catado

50ml de azeite de dendê 

02 de cebolas picada

05 dentes de alho bem picadinho

Suco de 03 limões. 

01 pimentão picado

04 tomates picados

500ml de leite de coco

01 maço coentro e cebolinha picados

pimenta-do-reino e sal a gosto

COMO PREPARAR

Em uma vasilha tempere o siri com o suco do limão, alho, pimenta do reino e sal, deixe descansando por uns 10 minutos. Em seguida misture os outros temperos no siri e misture bem.

Em uma panela média transfira o siri, coloque o leite de coco um pouco d'água e deixe ferver. Quando pegar fervura adicione o azeite de dendê, cozinhe por 10 minutos em fogo baixo e divirta-se.

Este prato combina muito bem com arroz, pirão da moqueca e feijão fradinho no azeite e camarão seco.

Bom apetite!