Afinal, quem deve educar? Família ou Escola?

Por Katiane Souza

Por Katiane Souza 20/07/2021 - 00:07 hs

Como prometido no último texto (Se não leu, pare agora, leia a última postagem e volte aqui) onde foi explanado sobre a dificuldade de algumas famílias em organizar uma rotina de estudos eficiente dentro de casa, seguimos essa semana com outras dicas que auxiliam nesse processo.

Para que essa rotina seja proveitosa, a definição de papéis dos envolvidos nesse processo é de extrema necessidade. Então vamos aos esclarecimentos e recordemos uma frase corriqueira, se não na fala, com certeza nos ouvidos. “Família educa e Escola ensina.” Será?

Segundo os dicionários da nossa língua, podemos definir o verbo EDUCAR nas seguintes maneiras:

No transitivo indireto EDUCAR significa, dar a (alguém) todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade.

Ou seja, de cara é notório que se falando de “pleno”, não vamos limitar essa plenitude ou amplitude a apenas uma instituição seja ela família ou escola, daí percebe-se claramente que o poder de educar, está em uma parceria mais que necessária para fazer valer uma ação tão bonita e importante.

Seguindo com essa definição o verbo em destaque faz menção a dar ‘TODOS OS CUIDADOS’ e ‘DESENVOLVIMENTO DE SUA PERSONALIDADE’ seja na escola, em casa, com a família ou outros cuidadores, todos que fazem parte da vida de um estudante, tem em si a responsabilidade de proporcionar o ato de educar, pois em qualquer esfera que esteja o desenvolvimento da personalidade de um estudante pode(e deve) está sendo forjada.

Educar vai além dos conhecimentos científicos, pois estão diretamente atrelados a capacidade de olhar para o outro como um todo e identificar as necessidades a serem supridas, com a  intenção de que esse indivíduo se desenvolva em sua excelência.

No transitivo direto EDUCAR significa transmitir saber a; dar ensino a; instruir. 

Mais uma vez fica claro que associações precisam ser feitas. Para a educação dos estudantes dar certo, não é permitido a transferência de responsabilidades e sim, assumir o seu papel com maestria e dedicação, seja você instituição família ou escola. 

A rede educacional e as famílias estão se reorganizando para as mudanças necessárias. Porém, esse processo de readaptação não exime a família das responsabilidades de continuarem na parceria com a escola. Seja você instituição de ensino ou tutor, a educação está, também, em sua responsabilidade.

Com os papéis claros e definidos, fica fácil organizar uma rotina de estudos eficiente. 

O sucesso na educação dos aprendentes está na capacidade de todas as partes envolvidas, perceber quem é o foco em questão