Dia Mundial do Rock

Por Fábio Carvalho

Por Fábio Carvalho 13/07/2021 - 18:47 hs

Eis que chega o dia que todo roqueiro cita com orgulho relembrando os grandes clássicos ou então renovando os sons com bandas e artistas da nova geração, estamos falando do Dia mundial do rock. O mais interessante que o dia só é comemorado no Brasil. Isso mesmo é um dia internacional que só é comemorado no país.

Esse dia é de suma importância pois homenageia o estilo que revolucionou a música com sua proposta de ser um movimento de contracultura e influenciou o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX

A data foi sugestão de duas rádios paulistas que fizeram uma campanha em meados dos anos 90, já os americanos costumam celebrar o dia na data de 09 de julho, onde estreou o programa American Bandstand, que ajudou a popularizar o gênero entre as décadas de 50 e 80.

Nessa referida data aconteceu o evento chamado Live Aid que foi realizado em diversos locais como Londres e Filadélfia, como também na Australia, Rússia e no Japão.

Um momento histórico não só do gênero como também da música no mundo inteiro pois tinha a missão de arrecadar doações para as famílias pobres na Etiópia. Foi marcado por ser uma das maiores transmissões por satélite e tv de todos os tempos com audiência em torno de 1,5 bilhão de espectadores ao redor do mundo. Imagina se fosse hoje com o advento da internet.

O show foi marcado com a presença de diversos artistas renomados como Phill Collins, Dire Straits, The Who, Elton John, Sting, U2, Bob Dylan, Eric Clapton, Mick Jagger, Led Zepellin, Madona e BB King. Honestamente o que você não daria para assistir um show desse...

O interessante que outros países não tem o costume de celebra a data e alguns especialistas em música até contestam essa data por ela não ter respaldo em outros países como o dia 5 de Julho de 1954 quando Elvis gravou a música That´s all right ou 9 de fevereiro de 1964 na primeira apresentação dos Beatles nos Estados Unidos.

O dia do Live Aid foi tão inesquecível que o próprio Phill Collins recomendou que o dia deveria ser comemorado o dia mundial do rock, fato ignorado que não teve efeito em outros locais, mas no Brasil sim.

Se você assistiu recentemente o Filme Bonemian Rhapsody onde aborda a trajetória do Queen vai poder ver um pedaço desse momento histórico com a apresentação da banda, que foi um divisor de águas do Queen tornando-se uma das maiores referencias de bandas com apresentações em estádios, simplesmente fantásticas com um dos maiores frontmen, não só do rock, mas da música como um todo.

Então se você é roqueiro curto o dia, aproveite para tirar da gaveta aqueles velhos clássicos, chame os amigos (sem aglomeração) busque novos sons e embebede-se de boa música, VIVA O ROCK!!!