Você é uma mulher independente ou autônoma?

Por Camila Helena

Por Camila Helena 06/07/2021 - 12:11 hs

Uma das frases que eu mais escuto de mulheres que buscam um relacionamento é que "homem tem medo de mulher independente"!

Mas será que é essa premissa é verdadeira mesmo?

É claro que nas últimas décadas muitas coisas se modificaram... as mulheres que eram sustentadas pelo pai ou marido, a partir dos anos 1960, começaram a se libertar dessa submissão, ocupando espaços no mercado de trabalho e por consequência, ganhando seu próprio dinheiro.

Atualmente, muitas mulheres ganham mais que muitos homens, compram o que desejam, viajam para onde querem, escolhem onde morar e, o melhor de tudo, não têm que prestar contas dos seus gastos a ninguém, apresentando muita independência financeira.

Entretanto, a mulher que é independente financeiramente, segundo a psicanalista Regina Navarro,  não necessariamente é  uma mulher autônoma.

Afinal, ser uma mulher independente ou uma mulher autônoma não é a mesma coisa. Mas existe uma confusão a respeito disso.

Ser autônoma,  em primeiro lugar, representa autonomia de olhar com novos olhos para o mundo, o amor, o homem, a mulher, sem estar presa aos padrões de comportamento que tanto limitam as pessoas.

É ter coragem de ser quem se é na sua totalidade, não renunciando partes do seu eu e tentando corresponder as expectativas alheias... É se permitir ser mal vista ou mal interpretada em algumas situações, mas tendo como valor inegociável a liberdade.

É expressar todos os aspectos de sua personalidade, mesmo os considerados masculinos pela nossa cultura, como força, decisão, ousadia.

Na relação amorosa, não se preocupar em se submeter às exigências sociais do que é aceito ou não para uma mulher, tais como: mulher não deve tomar a inciativa, mulher não pode mostrar que gosta de sexo, mulher não pode transar no primeiro encontro, mulher precisa ter um homem ao lado para ser valorizada, etc…

Como você pode perceber, a questão é que autonomia não é fácil de ser alcançada, afinal é algo bastante profundo, que mexe com crenças e padrões de comportamento estabelecidos a muitas décadas.

São anos e anos de condicionamento, em que vamos assimilando os valores do lugar em que vivemos, como se fossem a única maneira de viver.

Mas hoje, cada vez mais mulheres questionam a suposição da nossa cultura de que a verdadeira felicidade se equipara a estar envolvida com um homem. Isso já é um bom sinal. Ter ou não um homem ao lado está aos poucos deixando de ser a questão básica da vida. Porém, ainda são poucas as pessoas que realmente buscam autonomia.

É evidente que sem independência financeira não existe autonomia. Mas não basta. Existem mulheres totalmente independentes sem autonomia alguma. Muitas alcançam sucesso profissional, se tornam brilhantes executivas e, no entanto, vivem sonhando em encontrar o príncipe encantado, com a ilusão de que só assim a vida terá sentido.

Portanto, respondendo a pergunta acima, os homens não tem medo da mulher independente, e na maioria das vezes até gostam.

O que deixam alguns desconfortáveis são as mulheres autônomas... mas olha, os homens cada mais tem avançado e se descontruido nisso também...

E você, se considera uma mulher autônoma ou independente? Se quiser, conta pra mim nos comentários!