Não consigo ajudar nas atividades de meu filho. E agora?

Por Katiane Souza

Por Katiane Souza 24/06/2021 - 15:10 hs

Diante das mudanças acontecendo na rotina de toda população mundial, na vida dos estudantes não tem sido diferente. E consequentemente para os pais que acompanham a vida estudantil de seus filhos. 

Se deparar novamente com conhecimentos vistos a tanto tempo e vez ou outra se deparar até com conteúdo inédito para muitos pais, tem sido um desafio nada fácil de administrar. 

Contudo, a clareza dessa fase é de vital importância para todos que fazem parte da comunidade escolar. Não há problema em dizer ao filho que você não compreende aquele assunto ou não se sente preparado para ajudá-lo. Isso não te diminui, pelo contrário, vai deixar seu filho mais à vontade na hora de perceber suas possíveis limitações e assim estabelecer metas de melhorias. 

Ainda que precise de ajuda com aulas de reforço e assistência psicopedagógica, não terceirize a educação de seu filho. Ocupe o seu lugar de pai ou mãe que se preocupa com o futuro dele e sabe que a educação é uma porta de entrada para uma vida bem sucedida. Mesmo com ajuda de profissionais, estabeleça uma rotina de conversa, pergunte como foi o dia de aprendizado, quais as superações adquiridas, quais as metas, mostre-se parceiro de seu estudante. 

Tenha um diálogo estreito com a escola de seu filho ou filha. É importante que sua atuação como responsável seja vista pela escola. Pergunte como seu empenho pode ser útil na melhoria do rendimento escolar de seu filho.  Seja parceiro da instituição de ensino, pois sem essa colaboração efetiva o futuro de seu descendente corre sério risco de fracassar. 

Esse momento de pandemia vai passar, um dia vai passar, e os estudantes de hoje vão precisar cada vez mais dos conhecimentos que estão sendo transmitidos hoje pelas unidades de ensino. Por isso, seja qual for a sua dificuldade na hora de acompanhar os estudos no que diz respeito aos conteúdos, não se limite a isso. Procure ajuda sempre que necessário, mas o seu papel de pai, mãe e responsável não deixe por menos, aproprie-se da sua função e com certeza o seu rebento terá mais eficácia no processo de aprendizagem.