Confira a deliciosa receita de 'Batata Gratinada'

Por Flávia Masiero

Por Flávia Masiero 23/06/2021 - 16:04 hs

A batata tem origem na América do Sul, na região da Cordilheira dos Andes, de la sendo levada para outros continentes por colonizadores das Américas. No Brasil seu cultivo teve início la pelo no de 1920. Pelo baixo custo, a batata é considerada um alimento bem popular, sendo a terceira em produção, ficando atrás somente do arroz e do trigo. 

Mas os preparos de batata não são populares e tradicionais somente no Brasil, claro né! Em Portugal é um dos acompanhamentos mais tradicionais das refeições Lusitanas. Aparece também em pratos da culinária Alemã, Russa, e por aí vai. 

Na França existem muitos preparos também. Poderia citar aqui as batatas röstie, batatas Anna, batata duchese, e a da nossa receita de hoje, Batatas Dauphinois

O termo Dauphinois refere-se à Dauphiné, região da França. As preparações que acompanham esse termo no nome, normalmente são feitas com bastante queijo, leite ou creme de leite, produto ticos da região. 

Essa batata é um preparo muito versátil, podendo ser servida sozinha como uma entradinha, também como acompanhamento de pratos de carne vermelha, peixes ou frango. 

E pode também ser um prato único servido junto de uma saladinha, para aquele almoço preguicinha de domingo, sendo feita com a proteína intercalada em suas camadas.

Na receita que trago hoje, a sugestão é de fazer com camarão, podendo ser substituído por carne de sol desfiada, frango desfiado, bacalhau, cogumelos frescos ou desidratados e o que mais a sua imaginação mandar. 

E sua versatilidade não para por aí. Podemos substituir a batata inglesa por batata doce, mandioquinha (batata barôa), abobrinha, macaxeira....

Bem chega de blá blá blá e vamos então a receita. 


Batata Dauphinois

Rendimento: 4 porções

 INGREDIENTES QTDE


Para o Molho Branco:

Leite integral 1 litro

Cebola branca ½ unid

Manteiga sem sal 50 gr

Farinha de trigo 80 gr

Louro em folha 1 unid

Cravo-da-Índia 1 uni

Queijo Parmesão 200 gr


Para a batata:

Batata lisa 6 unid

Alho 2 dentes

Azeite 50 ml

Camarão sem casca e sem cabeça médio 500 gr

Mussarela ralada 200 gr

Sal, pimenta do reino e noz moscada ralada Á gosto


Modo de Preparo: 

Descascar a batata e fatiar com cerca de 1 cm. 

Cozinhar em água com sal, “al dente”, reservar. 

Refogar o alho picado com o azeite e em seguida acrescentar o camarão. Refogar até estar rosado. Temperar com sal e pimenta do reino e reservar. 

Para o molho branco: 

Ferver o leite com cebola, cravo, louro, peneirar e reservar. 

Derreter a manteiga e adicionar a farinha de trigo, fazendo uma massinha. 

Adicionar o leite temperado aos poucos e ir mexendo com um batedor de arame. Esse processo é bem lento e delicado para não empelotar o molho. Mas caso aconteça, passe na peneira para desfazer os grumos. 

Juntar metade do queijo parmesão e mexer. Temperar com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada e reserve. Colocar um plástico sobre o molho, para não criar nata.

Montagem: 

Distribuir as batatas fatiadas em um refratário, intercalando: batata, molho, camarão e queijo mussarela ralado. Finalizar com molho e o restante do queijo parmesão ralado. 

Levar ao forno pré-aquecido a 200º, por 20 minutos, ou até gratinar.


Quem se arriscar a preparar me marca no instagram e deixa uma mensagem aqui nos comentários. 

É isso! Aproveitem e até a próxima semana!!